quarta-feira, 10 de junho de 2009

Repressão

Diversas viaturas e policiais da área, além de guarnições de especializadas como BPChq e Rondesp estão empenhadas na operação que visa reestabelecer e manter a ordem na Santa Mônica e Pero Vaz após a informação de que houve toque de recolher dado por traficantes. Ótimo, sinal que a PM dispõe de força para reagir à ousadia do crime, dando uma resposta imediata e enérgica. Mas, o que poderia ser feito para evitar que a situação chegasse a tal nível? Eis o desafio. Obviamente não seria tornando ordinário o emprego da tropa de choque naquela área, por exemplo, o que tenderia a enfraquecer e desviar a função do efetivo, mas certamente há a possibilidade de realizar mais operações de impacto itinerantes, perturbando a dinâmica do tráfico e do crime como um todo. O que falta para que isso aconteça? Boa vontade? Recursos? Estrutura? Muita coisa? Tudo? Nada? É o que devemos nos perguntar.

12 comentários:

clio disse...

A ação policial esporádica em áreas Historicamente abandonadas pelo Estado não tem efeito algum para conter a violência, pois assim que a policias se retiram,os criminosos retornam a suas posições, porém a politica Bahiana esta copiando o modelo ultrapassado de policiamento carioca, aonde as populações carentes só conhece a força repressora do Estado. saúde, educação e polícia comunitária ficam bem longe dessas comunidades, pois está politica é direcionada para os que saem nas paginas das colunas sociais dos jornais e não para os que sai nas páginas policiais.

Victor disse...

Acredito que tem efeito sim, mas com a consciência de estar longe da solução. Todos têm sua parcela de culpa, e em nada adianta cruzar os braços dizendo que a culpa é do "sistema". O que cabe à PM fazer? Prevenir, atuando. Essa é nossa parte, não são os policiais que construirão escolas, hospitais, farão saneamento, etc. Mas o policiamento preventivo/repressivo é a missão da tropa, e deve ser cumprida, independente do que os demais órgãos façam ou deixem de fazer.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Vitor. Ultrapassado é o pensamento de que a policia é a solução para problemas sociais.

O problema é "mais embaixo".

Pluraquequara disse...

Concordo com o colaborador Clio, o problema é mais em cima !

Anônimo disse...

Não deixa de ser uma pirotecnia do Estado esses tipio de atuaçoes da PM.Se isso acontece é pq houve falha na condução das politicas sociais ,que veem desde o tempo da colonização do país.
Uma coisa que eu não consigo entender,pq em determinados horários PM some da rua ou diminui e muito a sua presença.
Antes que digam que PM não é robô,pra ficar 24 horas sem descanso,deve haver algum meio de melhorar o policiamento,ou então fazer mais pirotecnia.

Anônimo disse...

Vc ai em cima está enganado. Não houve pirotecnia nenhuma. Um bairro estava dominado por bandidos e o Estado teve que retoma-lo. Se a mídia filmou, que culpa a corporação tem?
Não vejo a PM fazer pirotecnia. Pelo contrario. Semana passada, em curaçá, foram apreendidas toneladas de maconha, e ninguem fez estardalhaço. Ninguem foi pro CAB aparecer de brucutu e farda preta ao lado de traficantes.

Noronha disse...

Interessante!!!!
Se fazemos o nosso trabalho, não prestamos; se não fazemos, não prestamos também!!!!!
O certo é que somos aqueles que são chamados para entrar em lugares onde outros se quer cogitam em entrar, somos aqueles que abdicamos de nossas vidas para cuidar da vida dos outros.
Em resumos somos os "caras" e sempre seremos. Não nos cupem se as demais forças falham: Educação, Saúde, Social e etc.
não consertaremos o mundo, porém, estamos sempre prontos para ajudá-lo a consertar.

Pluraquequara disse...

Ao caro Noronha:
BRAVO !

Anônimo disse...

Se o policiamento ordinario fizesse seu serviço não seria necessária a intevenção do Choque... A RONDESP foi criada criada por isso, pois o CPC sabe que não pode contar com todas as suas Cia's... Sou Soldado recém formado e nas Companhias em que passei sempre ouvia "chamem a RONDESP por que não entro em tal lugar"... essa é a nossa realidade, policiais que só esperam o seu $$ no fim do mês com aquela história de que eles fingem que me pagam e eu fingo que trabalho!!! E quando se tem policiais que querem trabalhar aparecem aqueles comandantes "quiabada" que não seguram porra nehuma e ainda lenham seus comandados... Felizmente ainda existem guerreiros como os rondespianos (não sei até quando, pois até isso querem acabar)que mesmo sendo taxados como loucos por alguns que "respondem broncas" a todo momento, honram nossa briosa!!!

Anônimo disse...

Vc ai em cima está errado.A RONDESP hoje é uma concha de retalhos, pois era uma opração com pouco mais de 100 homens e transformou-se num batalhão com 400 homens na mesma semana. Hoje, tem muito covarde e omisso na RONDESP que se esconde atrás da fama da unidade, e atras do serviço de muitos que ainda trabalham.
Já vi policial da RONDESP cagar o pau no Nordeste de Amaralina.

Anônimo disse...

seria um interessante um post sobre a realidade da rondesp, algum rondespiano se habilita?

Anônimo disse...

caros amigos, como esta o andamento do movimento sobre a pec 300? estao organizados? em contato com os demais?
quanto a policiamento, o que faz segurança publica é caneta e papel, enquanto que assina as leis forem uns frouxos que fazem leis frouxas, a bandidagem vai tomar conta, vivemos num pais que policial é taxado de errado sempre, e os bandidos sao chamados de coitados pq "sao vitimas da falta do estado" rs, certamente o mala a noite pensa assim " nao tenho posto de saude nem rede de esgoto aqui perto de casa, acho que vou fazer um roubo" rsrs, isso pra mim é desculpa esfarrapada, querendo colocar a culpa da violencia na pobreza. tem paises com populaçoes miseraveis como india e bangladesh cuja taxa de violencia esta bem abaixo da nossa. a questao aqui no brasil é cultural, pai e mae nao tem autoridade, aqui preso tem muita regalia e quando vc prende o vagabundo ri na sua cara, ri na frente do juiz e o pior é que sempre aparece otario pra defender bandido.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner