quinta-feira, 11 de junho de 2009

Trauma

Um vídeo de atuação de policial rodoviário americano chama a atenção pelo modo como é conduzida uma idosa de 72 anos. A "vovó" inegavelmente dificulta o processo, se recusa a colaborar como pode/deve, resistindo conforme suas condições permitiam. Ao policial, cabe não recuar e fazer cumprir a lei, nos passos da legalidade. Tenta-se inclusive algemar a senhora, que escapa e, ao final, recorre-se ao choque elétrico nas costas através de disparo com pistola tipo Taser. Não há como negar que a queda imediata decorrente da carga gera uma imagem traumática, que tende a gerar rejeição na maioria das pessoas que a assistem. Terá sido necessária, válida e aceitável moral e legalmente a medida adotada? Francamente, me parece que não. Óbvio que qualquer julgamento ainda é precipitado, o ideal é assistir a gravação, do início ao fim, com detalhamento do áudio, para se ter uma noção mais correta - porém é preciso admitir que, às vezes, policiais erram sim, e isso deve servir, sobretudo, de lição e aprendizado para a elevação da prestação de serviço. Há quem prefira, por exemplo, diante de uma situação como a descrita, adotar a medida imediata de proibir todos os policiais de utilizarem o acessório, em quaisquer condições. Vê se pode...

8 comentários:

Anônimo disse...

A justiça é pra todos.

Noronha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Noronha disse...

Engraçado. Se fosse um pobre, preto e favelado, será que achariamos demais a atitude do policial?. O que dá o direito a tal da velhinha de se nEgar a cumprir a LEI?
O PAU QUE SE DÁ EM "CHICO" DEVE SER DADO EM "FRANCISCO", "ANTONIO", "RICARDO", "NEUZA" E ETC.

Pluraquequara disse...

Caro Victor, sugiro uma postagem a respeito do toque de recolher imposto por um juiz do interior do Estado, Vamos apoiar esta inicitiva e fazer com que seja disseminada.
Correio da Bahia. 12.06.09

Inconfomado disse...

Apoiado Noronha!!!!

Anônimo disse...

Hoje em dia, as pessoas adoram se esconder atras da condição de "minoria oprimida". Aleijados negros, gays, velhos etc têm que cumprir a lei, e não possuem salvo-conduto para desacatar nem desrespeitar ninguem.
Se uma mulher me agredir devo aceitar (e ficar desmoralizado) ou revidar (e levar a pecha de covarde)? ainda bem que foi nos EUA, país onde todos são iguais, e a agressora foi presa e processada, se fosse aqui, com essa mídia cheiradora de pó e revanchista, o policial seria pregado numa cruz.

clio disse...

Não quero aqui representar o advogado do diabo, mas penso que o Policial Americano foi extremamente infeliz em usar tanta força contra uma senhora idosa, não acredito que em nome da lei devemos passar por cima de todos os valores humanos, muitas vezes o que é legal é imoral, não somos robos para cumprir a lei ao pé da letra sem levar em conta as relações intrapessoal e interpessoal. somós humanos e não podemos nunca esquercer disso.

Baba da Pista disse...

Se o policial não faz nada e deixa a senhora idosa ir embora, ele é OMISSO, se faz ele é IMORAL e ILEGAL.

Faça-me uma garapa de limão balão que eu quero sair deste planela.

Respeito sim as pessoas idosas, mas que existem muitas "vovós" que não se fazem por merecer tal sentimento.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner