sábado, 23 de fevereiro de 2008

Crise

Muito se falou em crise até a "queda" do secretário de segurança pública essa semana, e ontem, pelo movimentado registro de ocorrências divulgado pela imprensa, parece que a situação continua preocupante. Outro PM foi morto, segundo o Correio da Bahia trata-se do Soldado PM Evandro Silvio Filho, 33 anos, lamentavelmente assassinado com pelo menos 15 tiros enquanto fazia "bico" de segurança em mercadinho de Periperi, cerca de 21h. Também a sede do Ilê Aiyê foi roubada por homens que levaram R$ 50 mil, triplo homicídio no CIA, seqüestro de ônibus intermunicipal na saída da cidade, abordagens por suspeita de roubo em coletivos no centro, acidente envolvendo motociclista do GARRA que foi socorrido pelo SALVAR, mais homicídios e outros crimes. A cobrança de resposta deve recair sobre as polícias, que como há pouco foi dito aqui, têm sua parcela de responsabilidade, mas pouco parece ser feito no intento de fornecer melhores estruturas, oportunidades, combater causas como a miséria e o desemprego, de tal modo que a culpa incide quase que por completo nas polícias, as quais muitas vezes também figuram como vítima de todo esse panorama.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Portugal, século XXI:
Dois coronéis e dois majores da GNR de Évora, utilizaram vários militares, soldados e cabos, seus subalternos, nas horas de serviço, para fazer obras nas suas casas particulares e trabalhos agrícolas nas suas herdades. Usavam também material, viaturas e as oficinas da GNR para interesse próprio.

Os factos remontam ao período entre 1999 e 2004. A denúncia, anónima, foi recebida na PJ no final de 2005 e a investigação durou até ao início deste ano. Os dois coronéis estão reformados, mas os dois majores estão ao serviço do destacamento de Évora, em funções de chefia.

O porta-voz da GNR afirma desconhecer o caso e garante que não tem conhecimento de outros semelhantes. As associações da GNR, porém, dizem que "não é novo este tipo de situação na guarda" e que "alguns dirigentes associativos que as denunciaram foram alvo de processos disciplinares".

Leia mais na edição do Expresso na banca ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado

Abraço

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner