terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lealdade

A lealdade militar ainda é cabível nos dias de hoje, nas polícias militares? Imagina-se que sim, ainda que muitos relutem em promovê-la. É uma via de mão dupla, sem qualquer espaço para exploração ou malandragem; é o acatamento do que prevê o regulamento: o respeito e consideração para com o superior, e em contrapartida a bondade, dignidade e urbanidade para com o subordinado. Isso não se dá necessariamente através de atos heróicos nem em circunstâncias excepcionais, está implícito no cotidiano comum aos PMs. Exemplos: há previsão de um serviço para o qual todos do meu pelotão, sem excessão, estarão escalados, contudo, quando da publicidade da escala, vejo que meu nome não consta; o que fazer? Não custa nada procurar o responsável pelo planejamento para se certificar da situação, afinal o resultado dessa omissão pode ser um colega sendo escalado 2 vezes, para um outro serviço, o que prejudicará a folga dele. Fica leve a sua consciência, sabendo que está lesando alguém, prejudicando a administração?
Outro exemplo, se ao contrário, me vejo escalado ao mesmo tempo em dois diferentes postos/serviços, devo ir ao que quiser, ao meu critério, deixando vaga a previsão da minha presença naqueloutro? Jamais. Há tempo para que seja corrigida a falha, contornando-a.
São coisas que não se aprende em banco de escola, mas ao longa da vida, constituindo um mínimo de honra, caráter, dignidade e moral. De modo algum com isso se busca promover o abuso, excesso, a exploração do serviço prestado pelo homem, é tão somente a leveza na consciência trazida pelo cumprimento do dever na medida de sua responsabilidade, proporcionalmente. Tentar ser "safo", esperto, malandro, definitivamente não é uma boa escolha.

Um comentário:

guto08 disse...

Parabéns. Victor. Nada a acrescentar. Concordo em gênero, número e grau. Se me permite vou copiar e colar no mural da Unidade. Farei menção da fonte.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner