sábado, 1 de março de 2008

Aumento do mínimo

O noticiário hoje centralizou-se na divulgação do aumento de 9,21% no salário mínimo, acrescendo 35 reais aos 380 que até então eram pagos. Não é algo grandioso, mas pode-se dizer que, pelo menos, é significativo. Ao profissional da segurança pública interessa a seguinte questão: como isso pode influenciar no cometimento de crimes? Quase ninguém lembra de fazer essa pergunta; medidas como essa têm reflexos na criminalidade, porém sinto falta de maiores estudos nesse rumo no Brasil. Lendo o artigo A economia do crime: Correlações entre crime, desigualdade e desemprego (BURDETT, LAGOS[1] & WRIGHT), encontrei parte do que me interessava, um trecho provando que, segundo dados obtidos nos EUA, Jeffrey "Grogger documentou a relação entre níveis de salário e índices de criminalidade, concluindo que o comportamento criminal entre jovens é altamente dependente de seus potenciais ganhos salariais em atividades legítimas. Um incremento de 10% nos salários produz uma redução de 6 a 9% da criminalidade entre jovens." É nisso que devemos pensar, para começar a romper o descabido senso comum de que a solução para certos crimes reside em ações da polícia meramente, quando na verdade o governo tem como adotar medidas mais amplas e decisivas com reflexos positivos nessa questão. Esse é o ponto crucial, avaliar o que determina a atração pelo risco do ilícito, a recompensa oferecida.
Foto: Divulgação da PF / O Globo

3 comentários:

Anônimo disse...

Duvido que na Bahia e em tantos outros locais o "mínimo" seja respeitado, por exemplo, por empregadores domésticos.

Essa co-relação entre aumento salarial e redução criminal, em especial amarrando um percentual de aumento com um percentual de redução de crimes, me parece um tanto perigosa, pois cada país tem suas causas de geração de crimes bem individualizadas, inclusive em relação a cada tipo penal.

Obviamente, de maneira genérica, a pesquisa comprova o que todo policial já sabe, que a criminalidade violente tende a proliferar melhor em ambientes de maior miséria, mas não se pode estabelecr uma relação matemática de causa e efeito.

A lição que tiramos é que fica claro existir um vasto campo a ser explorado pelos pesquisadores nacionais, a fim de tentar estabelecer essa co-relação pobreza X criminalidade aqui no Brasil.

Abração,

Anônimo disse...

Isso é balela de sociologo que odeia policia e acha que bandido é "vitima da sociedade". Sou negro e vim de familia pobre e nem por isso sou vagabundo. O programa Tolerancia Zero, da Policia de Nova York provou estatisticamente que é com uma policia dura, prendendo vagabundos que se reduz criminalidade (média de 80% de redução. Mas em tempo de bolsa-familia, de cotas e etc, as pessoas acham bonito ser vadio e ralar, batalhar para ascender socialemte está fora de moda.

Anônimo disse...

Adorei o tema dessa postagem, era o que procurava para minha pesquisa ciêntifica.

Os comentários do Cathalá, também ajudaram.

Espero postar algo sobre isso, logo em breve.

Obrigado.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner