domingo, 9 de março de 2008

Notícia velha

A análise crítica ao que os noticiários reproduzem sobre a segurança pública é um dos principais focos deste blog, recorrendo-se muitas vezes às manchetes de capa, como voltará a ser feito agora. Hoje A Tarde anuncia a migração do tráfico para bairros de classe média, o que não deve ser nenhuma novidade a quem tem a mínima noção da cidade onde vive. O mais válido é o velho lembrete de que esse ramo só cresce por haver quem o sustente na alta sociedade, assim como ocorre com os roubos de relógios caros e importados. Assim é que também crescem as falsificações e piratarias, motivadas pela "freguesia" em diversas classes; que ninguém se iluda em culpar unicamente o marginal pelos crimes que comete, em grande parte dos casos há alguém faturando por trás de tudo isso. Há também uma breve entrevista do criminólogo Ricardo Cappi, que remete à lúcida discussão sobre a descriminalização, tema que ainda parece desinteressante para classes políticas.
Páginas depois há uma manchete talvez um pouco distante da temática policial, mas quem acompanha os comentários aqui saberá relacioná-la, diz o seguinte: "O Cremeb nunca cassou nenhum médico na história", referindo-se ao Conselho Regional de Medicina da Bahia. Será que ninguém erra por lá?

Um comentário:

Anônimo disse...

A descriminalização das drogas é um tema que há muito já deveria ser colocado em pauta nos debates acadêmicos e políticos (no âmbito nacional e internacional). Mas são muitos os entraves - Igreja Católica; interessados indiretos ou diretos no tráfico e etc..

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner