segunda-feira, 31 de março de 2008

News

Parte do que tem sido feito aqui ultimamente é como um garimpo das notícias mais relevantes, uma das intenções do blog; em alguns casos não são feitos juízos de valor por questões éticas, ao se tratar de outra corporação, ou por questões disciplinares, em obediência aos regulamentos. Mas retornando ao que importa, também em Juazeiro os policiais civis retornaram aos trabalhos normais, conforme notícia de A Tarde, que inclusive destaca a decisão da justiça em decretar a greve como ilegal, exigindo retorno ao trabalho, fato também mencionado no iBahia, o que pode (ou não) alterar os rumos do movimento.
Da lado da PM, segundo A Tarde e Bahia Notícias, foi decretado estado de greve, situação que significaria a possibilidade de parar a qualquer momento, decisão tomada após reunião. Registre-se que no meio militar não é concebível a nomenclatura greve, trata-se de um senso comum propagado pela imprensa, um possível movimento nesse sentido seria provavelmente motim ou revolta, termos do Código Penal Militar. Ocorre ainda esta noite discussão sobre o tema proposta pela Associação Força Invicta, no Clube dos Oficiais. Os PMs tem sido representados pelo deputado Capitão Tadeu, amanhã devem comparecer à Assembléia Legislativa a fim de pressionar pelos seus interesses, que serão votados na quarta-feira. E, ainda que pareça repetitivo ou redundante, volto a registrar a perceptível preocupação da população com a possibilidade de interrupção dos serviços da PM, sempre trazendo à memória o ocorrido em 2001.
Foto 1: Deonicio Braga/A Tarde
Foto 2: Imagem de julho de 2001

Rebelião e suspensão

A Tarde divulga que em Barreiras os policiais civis suspenderam a greve, tendo enviado representantes para continuar as negociações na capital. Na cidade de Senhor do Bonfim, segundo o iBahia, houve rebelião na casa de detenção envolvendo cerca de 42 presos, juiz e promotora tentam negociar. A situação parece confusa, e vale lembrar novamente que a população se mantem receosa quanto ao futuro do movimento, tanto da parte da civil quanto da PM.

Foto: Deonicio Braga/A Tarde

Grande fuga

No comentário de sábado, não foi vinculada diretamente a fuga de presos em Ibotirama sexta-feira com a situação da greve, mas hoje os jornais não deixam dúvidas na correlação dos fatos: 39 presos fugiram de delegacia na Baixa do Fiscal (DRFR/DREOF), já tendo sido recapturados 12 pela PM. Fica-se a imaginar o suor, ou até mesmo sangue, derramado por tantos combatentes para a captura dessas dezenas de criminosos. Com certeza foram várias diligências, investigações, riscos, noites em claro, embates duros para ver todo sacrifício ser tido em vão agora. São as primeiras conseqüências nítidas da paralisação; o final de semana teve um índice de homicídios "aceitável" comparado aos anteriores, mas muita coisa ainda pode acontecer.

domingo, 30 de março de 2008

Preocupação

A greve da Polícia Civil continua a dominar as manchetes nos jornais, e ao que consta em algumas reportagens, setores do governo entram em contradição e até chegam a dizer que não há paralisação, o que pode ser uma estratégia para tentar enfraquecer o movimento, bem como uma demonstração de descontrole da situação. A verdade é que cresce no povo o temor de uma adesão por parte da PM, vide os tantos comentários de leitores nos principais portais eletrônicos de informação local, A Tarde e iBahia. Conforme os ditames democráticos, há quem se manifeste a favor das classes na reivindicação, outros criticam a atitude pelas conseqüências geradas na sociedade; amanhã, com a retomada dos expedientes devem surgir novas posturas.

sábado, 29 de março de 2008

Greve 2

Com a efetivação da greve na Polícia Civil, algumas conseqüências já começam a ser percebidas. Não há calamidade aparente, mas a PM está com seu trabalho dificultado em certas ocorrências, bem como a população não tem acesso a todos os serviços nas delegacias; discussões sobre esta greve tomam conta das comunidades no orkut, e também das conversas entre cidadãos, alguns manifestando certa preocupação, dado o trauma causado pelas paralisações em 2001. Há quem não saiba em que patamar anda o processo, muitos jornais pecam por referir-se genericamente a polícia sem especificar se civil, militar ou qualquer outra, trazendo dúvidas à população. Ontem houve fuga de presos na superlotada delegacia de Ibotirama, não parece prudente vincular diretamente o fato à situação, mas registra-se o indício de mais um efeito. A situação da PMBA deve ser discutida na segunda-feira.
Contextualizando, há também o início de greve na PC da Paraíba, lembrando que em Alagoas encerrou-se há 30 dias a que já durava 7 meses.
Foto: Arestides Baptista/A Tarde

Contâiners (ainda)

A delonga dos módulos prisionais móveis parece não ter fim; até hoje eles são motivo de discussão e polêmica, como exposto na capa do portal Terra. A realidade é que, diante do ocorrido até agora, o invento não foi plenamente exitoso em sua aplicação: já ocorreu fuga, incêndio, e agora os dispositivos permanecem inativos. Mais de R$ 1 milhão foi investido, e os princípios da administração pública não parecem ter sido devidamente observados, cabendo imputação de responsabilidade a quem deva responder pelos feitos. Algo precisa ser decidido de imediato, seja ativá-las, relocar em outras localidades ou o que mais oportuno e conveniente for definido, de modo a não permitir o evidente desperdício de verba pública, neste caso oriunda do FEASPOL - Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais.

Foto: Divulgação

sexta-feira, 28 de março de 2008

Greve

Aparentemente tendo cessado os meios "pacíficos" de negociação sobre a questão salarial, a Polícia Civil da Bahia entrou oficialmente em greve hoje. Em A Tarde é dito que "Ainda segundo o sindicato, com a greve, os serviços interrompidos são: exames técnicos, laudos, perícias, rondas preventivas, cumprimentos de mandados judiciais e ocorrências de crimes contra o patrimônio. Os registros de flagrantes em casos de crime contra a vida (homicídios e tentativas de homicídio), custódia de carceragem de presos, levantamento cadavéricos e necropsias serão mantidos. " Está assim na capital e já em algumas cidades do interior. A adoção dessa medida traz prejuízos para o bom andamento dos trabalhos da PM; pode haver um aumento do índice de cometimento de determinados crimes em virtude desta stiuação, o final de semana servirá de termômetro para visualização mais clara das conseqüências.
Foto: Arestides Baptista/A Tarde

quinta-feira, 27 de março de 2008

Mãe

Diante do visto hoje novamente em A Tarde, na própria capa do jornal, não poderia deixar de republicar como forma de consolidar o escrito no post abaixo, dessa vez partindo da ala genitora: "Mãe pede prisão para filho matador". Na reportagem alega ser ameaçada pelo filho, relata que já quebrou cabo de vassoura nas costas dele, que o mesmo torturava a namorada com facas e consumia drogas; suas condutas obrigaram a família a abandonar o lar. A irmã demonstra o desejo de ver o rapaz morto. Nos dois casos as famílias eram carentes, essa situação também costuma atingir camadas mais altas, só que com algumas peculiaridades. E no final, quem está lá para solucionar é o policial.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Pai

Há um esfacelamento no seio familiar hodierno, o que acaba acarretando em casos de polícia. É a fragilização e destruição desses valores que resulta nos mais diversos crimes ocorridos nos lares, em diversas camadas sociais; muitos ainda ignoram essa realidade e restringem a ligação do cometimento de crimes a fatores externos. Forma prática de ilustrar isso é reproduzindo relato de A Tarde hoje, que nas últimas notícias referiu-se ao acontecido em uma delegacia como comemoração; um pai ao saber que o filho estava morto teria dito "Graças a Deus que ele está morto porque aprontou muito, sempre foi um marginal"; o adolescente realmente contava com registros extensos em sua ficha, perpassando por tráfico e até homicídio, entre outras práticas delituosas. É esse o quadro que encontra-se aí afora, para a surpresa de alguns desavisados. Quem errou? Pai, filho, família? O certo é que o esfacelamento desses laços repercute em violência em toda a sociedade.

terça-feira, 25 de março de 2008

Combate

Após as mudanças, algo tem sido observado no trabalho desempenhado pela Secretaria de Segurança Pública: a divulgação de prisão de policiais envolvidos em crimes. Há poucos dias foram 3 PMs presos acusados de um homicídio, hoje as manchetes trazem a imagem de 4 policiais civis e 1 PM reformado supostamente envolvidos em caso de extorsão. É bom saber que algo está sendo feito no intuito de melhorar a composição das corporações, expurgando os maus profissionais; só espera-se que haja sempre o devido cuidado em preservar a imagem de quem ainda não conta com sentença transitada em julgado, com condenação definitiva que realmente comprovem a culpabilidade; direito dado aos presos sem distinção de categoria.

Acidente

Mais uma perda para as fileiras da PMBA: segundo informações de A Tarde, "O sargento da Polícia Militar Elisaldo Souza Queiroz, 43 anos, morreu em um acidente de trânsito. A colisão ocorreu por volta das 19h de ontem (segunda-feira, 24), no km 741 da BR-242, no município de Baianópolis, a 833 quilômetros de Salvador, próximo à Barreiras", trágica fatalidade para o militar que estava a serviço da Secretaria da Fazenda.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Major

As ocorrências parecem fugir dos "limites" naturais, hoje um major uniformizado foi atingido por 3 disparos, a princípio de arma calibre .45, durante um roubo em posto de combustível enquanto abastecia seu carro; pelas características a intenção era realmente de execução no instante, já que os tiros atingiram tórax, boca e perna do Major PM Ivan Pereira das Neves, comandante da 47ªCIPM/Sussuarana, o qual se encontra em atendimento na UTI do Hospital São Rafael. É sinal de que as coisas parecem fugir da "normalidade", e novamente há necessidade de resposta legal à altura. Unidades especializadas já efetuam diligências na intenção de capturar os suspeitos, que seja, pelo menos, um novo alerta para a nossa PMBA.

domingo, 23 de março de 2008

Em serviço

Notícia do portal Terra divulga que em "SP: PMs são mortos mais em folga do que em serviço". Não conheço dados aprofundados da Bahia, mas a situação com certeza é bem semelhante, e, assim como é dito no texto, também por aqui grande parte desses óbitos ocorre enquanto o policial exercia atividade de "bico", exercício normalmente praticado como forma de reforçar o orçamento; também facilitado, em alguns casos, pelas escalas que deixam longa folga. É uma circunstância arriscada, uma vez que dificulta o amparo legal em caso de envolvimento com ocorrências, visto que o serviço prestado não corresponde ao legítimo; há também a condição de maior vulnerabilidade, por estarem geralmente desacompanhados, o que acontece com menor frequência quando em serviço. De 8 casos cujos dados armazenei relativos a homicídio perpetrados contra PMs da Bahia este ano, 5 ocorreram fora de serviço, e 3 não, indicativo preliminar condizente com os divulgados na pesquisa de São Paulo. Existem "bicos institucionais", escalas extras, operações em que o policial trabalha no que seria sua folga, sendo remunerado para tal e certamente com melhores condições do que em práticas informais; é uma iniciativa positiva que pode e deve ser incentivada.

sábado, 22 de março de 2008

Prisões

A boa notícia é a captura de seis acusados de formarem quadrilha que praticava roubos em sinais de trânsito, tema tratado aqui no blog. De acordo com o Correio da Bahia "Dois foram localizados no Nordeste de Amaralina, três em Simões Filho e um na passarela do Iguatemi, quando tentava vender objetos roubados", este último especificamente oferecendo um notebook por R$400,00, oferta tentadora que certamente acharia cliente com facilidade. A prisão foi atribuída à equipe do GERRC, que no jornal é citado com a sigla incorreta Gera. Segundo as investigações, eles agiam exatamente nos pontos críticos citados à época em que o fato gerou maior atenção de imprensa. Todos já tinham passagem pela polícia, registre-se o elogio ao bom trabalho do pessoal da civil neste caso, só manifesto também uma velha crítica à divulgação de certos métodos de trabalho, me parece desnecessário informar aos jornalistas se houve gente infiltrada, delação, escutas etc. Apesar de terem sido procedimentos legais, não julgo oportuno difundir os mecanismos, para evitar que a criminalidade se antecipe ou evite deixar vestígios.

Promoção forçada

Como acontece frequentemente, mais uma vez detecta-se erro na indicação de postos e graduações militares. No Correio da Bahia hoje, há foto de capa e reportagem citando a Procissão do Senhor Morto, na qual tradicionalmente a Academia de Polícia Militar da PMBA participa, bem como o Exército Brasileiro é representado. O problema é que os alunos oficiais são mencionados como tenentes, posto que só devem ocupar em 2011. Nõ é tudo a mesma coisa, como alguns podem imaginar, e nem isso agrada o ego daqueles que ainda vão alcançar esse status; melhor seria ser tratado da maneira correta, o que não é nenhuma missão impossível, basta querer.


Foto: Correio da Bahia

sexta-feira, 21 de março de 2008

Álcool

O consumo de álcool está diretamente ligado a uma série de crimes, a destacar os de violência doméstica, atropelos, homicídios, entre tantos outros, e não parece haver a devida preocupação em evitá-los. Certamente por influência do forte lobby das empresas do ramo, ainda existe divulgação ampla em diversos horários da televisão incentivando o consumo de bebidas, coisa que não se vê mais com o cigarro, o qual conta com imagens e mensagens desestimulantes em seus rótulos, ao contrário das cervejas por exemplo, que em algumas épocas ganham embalagens festivas, que chegam a atrair crianças. Nas cidades, uma lei seca parcial precisa ser verdadeiramente avaliada, dado o alto índice de crimes cometidos nos arredores de bares ou em conseqüência de embriaguez voluntária; nas rodovias e postos de abastecimento percebe-se o resultado em tragédias; cabe também definir com celeridade esse vai-e-vem atual sobre a liberação de vendas nas margens das vias e postos de combustível; a certeza é de que, enquanto pouco ou nada é feito, muitas mortes e tantas outras formas de violência se espalham graças a esse combustível malígno.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Caráter

A humanidade é cada vez mais carente de ideais e movida por interesses, e isso repercute em vários eventos na sociedade, destacando-se aqui os atuais processos de seleção em curso na PMBA, tanto o de formação de soldados como o de oficiais. Como costumo dizer, policiais não vêm de outro planeta, eles saem da sua vizinhança, família, empresa, sala de aula, dos mesmos ambientes que você frequenta, e trazem consigo virtudes e maus hábitos comuns a todos. E desse segundo ponto podemos ter a confirmação constatando o que tem sido dito abertamente sobre os concursos: primeiramente na comunidade Policia Militar da Bahia, na qual um perfil fake fala que está ansioso para ingressar na corporação, crente que desta forma irá obter mulheres com mais facilidade. Pode até ser um brincante escondido, mas a verdade é que esse pensamento realmente circula na mente de alguns. Já na comunidade Prestarei CFO da PM/BA, o professor Ivã Magali, que ministra cursos preparatórios, escancara uma série de truques e macetes (para não dizer fraudes) de como burlar os testes físicos, simulando falso mal-estar ou caçando subterfúgios para lesar as etapas. São manifestações vergonhosas, porém autênticas, oriundas dos mesmos segmentos que rotineiramente criticam policiais por estarem fora de forma ou serem mulherengos, mas diante de qualquer oportunidade, também fazem feio ante tais ideologias.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Pesca

Dentre a vasta gama de crimes a serem prevenidos e reprimidos pelas polícias está a pesca com uso de explosivos, modalidade predatória que, além dos danos ambientais, costuma abalar as estruturas de construções próximas à praia. No panorama local, atuam nesse sentido a Polícia Civil, o CRA - Centro de Recursos Ambientais e a PMBA, sobretudo através da COPPA - Companhia de Polícia de Proteção Ambiental. Assim tem sido de modo exitoso nas últimas semanas, quando no dia 6, policiais civis do COE - Centro de Operações Especiais, junto ao CRA, autuaram 2 homens flagrados nessa prática, bem como ontem houve mais uma prisão, desta vez por prepostos da COPPA. Assinale-se que os 3 citados tinham na faixa de 40 a 60 anos, são homens de idade avançada, que às vezes recorrem a essa técnica como forma de sustento das famílias, contudo, além de ser ilegal, costuma provocar acidentes graves, de amputações a mortes, dado o risco no manuseio dos explosivos. É mais uma das modalidades às quais a polícia diariamente necessita dedicar atenção, no universo de crimes e cuidados que a sociedade demanda.

Foto: COE em ação na praia/Divulgação CRA

terça-feira, 18 de março de 2008

Vã vaidade

Há uma certa cultura, talvez até como resquícios da ditadura, de que policiais se sintam acima da lei, ou com prerrogativas que não lhe cabem. São maus hábitos que por vezes provocam de contratempos a escândalos. A recusa em se apresentar devidamente, mediante documento de identificação, é uma dessas modalidades, o que em alguns casos pode abrir brechas para que bandidos se passem por homens da lei. Isso está sendo dito em decorrência de um roubo à agência do Banco do Brasil em Remanso ontem, quando 8 homens atuaram com cautela e tranquilidade, sem o típico alarde dessas ações no interior, em decorrência de terem se passado por policiais federais, adentrando após deixar as armas no compartimento destinado a objetos metálicos, transpassando a porta giratória sem maiores problemas. CPAC, Polícia Civil e outras unidades da área estão em busca dos criminosos. Ao que consta no noticiário, eles faziam uso de coletes, alguns às vezes apresentam documentos falsos ou outra forma de estelionato, mas é bem provável que, em sendo legítimos agentes, seja da Polícia Federal, Civil ou Militar, haveria uma possibilidade significativa de resistência e rejeição caso o vigia, em medida cautelar prudente, requisitasse documento comprobatório, devido a fúteis vaidades e orgulho da classe. É para o bem de todos que condutas como essas devem ser repensadas.

segunda-feira, 17 de março de 2008

CPAC

Existem várias polícias dentro da polícia, nas mais diversas acepções possíveis (boas ou ruins). Seja por doutrina, tradição, uniforme, modalidade etc, há uma diferenciação interna, uma padronização fracionada, e todos têm seu valor e importância. Conforme já escrevi no blog Abordagem Policial, a CPAC - Companhia de Polícia de Ações em Caatinga goza de boa reputação, e nesse final de semana novamente fez valer seu conceito, atuando com êxito em diversas ocorrências no município de Abaré; segundo informações da imprensa, guarnições dessa especializada, efetuaram diligências exitosas, vindo a capturar bandidos e apreender armas, além de maquinário destinado à fabricação ilícita das mesmas; em outra situação, um ex-detento faleceu em confronto, portando consigo 2 armas de fogo. São feitos que devem ser exaltados, como forma de reconhecimento e estímulo à continuidade de um bom trabalho. Sertão!

Resultado GMS

Já está disponível a lista com os aprovados na 1ª etapa do concurso para a GMS - Guarda Municipal de Salvador; a lista traz 10.716 nomes que partirão para a etapa classificatória de prova de títulos; no teste de aptidão física devem ser somente 3500 em fase eliminatória, até que se chegue ao resultado final posteriormente.

Confusão

Mantendo os registros, hoje no jornal Aratu Notícias 1ª Edição, a apresentadora disse que um policial militar foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas em Cachoeira. Acontece que desde ontem, em outras redes, é veiculada a notícia vinculando o nome de um policial civil. É isso também que consta no portal da própria emissora cuja apresentadora se equivocou, sem ser capaz de perceber que caiu em contradição ao apontar o suposto PM como agente de polícia, nomenclatura típica da Polícia Civil. Erraram, registre-se.

domingo, 16 de março de 2008

Perda

Segundo informações extra-oficiais difundidas pelo orkut, mais um PM veio a falecer em Salvador: o soldado Cidarta Galtama, da 40ªCIPM, que teria sido atingido por disparo de espingarda calibre 12 quando ia almoçar no Nordeste de Amaralina/Vale das Pedrinhas, estando uniformizado e em serviço. Nem o colete balístico foi capaz de evitar o pior, indica-se que foi alvejado lateralmente no tórax; dados preliminares difundidos por mensagens na comunidade PMBA apontam que acusados teriam sido capturados pela ROTAMO. Mais uma perda, mais um lamento, mais um alerta.

Roubos

Como já dito antes, muitas vezes apela-se para manchetes sobre violência, em especial aos domingos, ilustrando a capa de jornais, e cada vez parece mais convincente que trata-se tão somente de mecanismo para aumentar a vendagem. Até aceitável, porém a preocupação é o perigo em propagar informações equivocadas como se vê hoje no jornal A Tarde: em contradição com o texto, o infonográfico da reportagem, parte que mais costuma chamar atenção, peca de modo alarmante em afirmar que roubos ocorrem na ausência do proprietário, enquanto furtos envolvem violência, conceito totalmente inverso ao verídico; quantas pessoas podem, a partir de hoje, incorporar essa definição errônea e difundir a definição errada afora? A constatação do aumento de 17% na subtração de veículos não parece plenamente alicerçada, é duvidoso se esse valor considera a proporção de aumento da frota, ou é fruto de um cálculo simples, preliminar. Mostra ainda que Uno e Gol são os preferidos nos crimes, mas não seria sensato imaginar que predominassem Porsches e Ferraris, afinal quais são os mais freqüentes nas ruas? Ademais, ressalte-se a colaboração da sociedade como um todo nessa prática, muita gente faz de tudo para economizar na manutenção do veículo, pouco se importando com a procedência das peças; poupa aqui na compra, e é roubado ali adiante, para sustentar essa cadeia. Ao menos faz bem em, páginas depois, criticar o velho problema dos trotes, há algum tempo tratado aqui, o qual a tecnologia ainda não foi capaz de suplantar satisfatoriamente. Quem tem seus filhos desassistidos e malcriados, além dos já adultos com desvios e distúrbios, responde por parte da provável lentidão em eventuais atendimentos.

sábado, 15 de março de 2008

Influências

Muitos fatores que decerto influenciam no cometimento de crimes são desprezados por quem labuta nessa área. O óbvio é do conhecimento de todos: madrugadas, finais de semana, locais ermos, tudo isso interfere nos índices. O que pode passar despercebido para alguns é, por exemplo, como o tempo pode exercer influência: será que em um dia chuvoso, ou madrugada muito fria, as práticas delituosas repetir-se-ão como em circunstâncias tidas como normais? Vezeiramente constata-se a queda abrupta em certas práticas durante dias atípicos, como em visita do papa, ou finais de copa do mundo, e demais eventos que costumam chamar a atenção de quase toda a população. Mas parece bem certo que determinadas datas, bem como fenômenos naturais, alteram o status quo da criminalidade: o dia das mães, natal, páscoa, devem fazer algum sentido; alagamentos, raios e trovões também participam ativamente desse panorama. Um estudo aprofundado nesse âmbito parece oportuno.

sexta-feira, 14 de março de 2008

BOPE seriado

Parece que o filme Tropa de Elite vai mesmo se tornar série de TV, segundo notícia do Yahoo! Brasil. A informação foi dada pelo ator André Ramiro, que interpreta o aspirante Matias, e o melhor é que a idéia é ambientar as ações com base no cotidiano atual, uma vez que a intenção do filme foi retratar a situação há mais de uma década. A má notícia é que só deve entrar no ar em 2009, para ansiedade dos admiradores do filme, produzido com exemplar veridicidade, retratando a situação da PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com foco especial no BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais, realidade essa não muito distante do quadro em vários outros estados do país, cada um com suas peculiaridades.


Imagem: Site oficial

quinta-feira, 13 de março de 2008

Doesto

Novamente A Tarde volta a ser motivo de comentário aqui pelo conteúdo vituperado que publica. Em matéria que trata sobre questionamentos acerca da solenidade de formatura dos sargentos da PM, traz as queixas de alguns futuros formandos sobre uma suposta obrigatoriedade em contratar determinado bufê sob pena de não se formar. Acusação feita, é certo que brevemente tudo será esclarecido; o que interessa agora é um infonográfico da matéria. Os formandos recebem um auxílio fardamento de R$ 1.170,00 (dados da própria matéria), para fins de adquirirem o uniforme (R$390,00) e gastar o restante com o necessário para o evento. Destarte, fica evidente que trata-se de uma quantia particular, cabendo ao proprietário decidir como melhor aplicar; e isso confronta diretamente com a inexplicável conversão feita no jornal, comutando a verba em algemas, armas ou coletes. Alguns valores destoam de modo gritante do mercado, a pistola calibre .380 é avaliada por R$ 500,00, a calibre .40 sai por R$796,00, porém o PM interessado em comprar o modelo comum na corporação, a PT-100, precisa desembolsar mais de R$1.800,00 na aquisição direto com a Taurus. E que fique claro, não tem nada a ver o gasto em acessórios e armas com a solenidade de formatura, é incoerente, um comparativo deveras incompreensível para qualquer mínimo entendedor do assunto, fica até difícil tratar de algo esdrúxulo assim.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Resposta

A prisão de uma quadrilha ontem em Águas Claras, em ação da 3ª CIPM/Cajazeiras e da RONDESP, é louvável, dada a resposta à ousadia do bando, que propagava apologia ao crime pelo orkut, incitando a morte de policiais militares. A quadrilha praticava os mesmos atos e já havia sido reprimida no ano anterior, porém continuou com as atividades. Houve apreensão de armas, drogas, adolescentes e alguns bandidos vieram a tombar por terem resistido à ação. A PMBA mais uma vez revigora o seu status, que deve ser mantido no patamar mais elevado possível, sobretudo quando em contrapartida a ações ousadas que afrontam contra sua legitima autoridade constituída. Meus sinceros parabéns a todos que labutam nesse embate cotidiano, vamos em frente!

terça-feira, 11 de março de 2008

Resultado CFOPM 2008

Divulgado o resultado do concurso para o CFO 2008 da PMBA, momento de alegrias para alguns, tristeza para outros, e expectativa para os suplentes, que compõem o "banco de reservas" do concurso. É hora de dizer parabéns, e não dizer bem-vindo, afinal ainda faltam diversas etapas eliminatórias do concurso, e certamente alguns serão eliminados. Sugere-se aos aprovados que reforcem treinos físicos e comecem a poupar, já que os investimentos em exames médicos costumam ser elevados.
Foto: PMBA

segunda-feira, 10 de março de 2008

Módulos

O Correio da Bahia trata hoje extensamente dos módulos policiais, manifestando uma queixa ao fechamento dos mesmos. São estruturas simbólicas, representantes do ideal do policiamento ostensivo, incorpordos ao município há tempos, porém alguns encontram-se com instalações abaladas, e vários passam por dificuldades em relação ao efetivo disponível. Coocar um homem isolado nesses ambientes é arriscado, a inferioridade numérica gritante o torna alvo fácil e pouco eficaz, ainda que sejam 2, em algumas circunstâncias são elementares, reduzidos ante à necessidade. Vale lembrar dos registros de ataques violentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, vitimando alguns PMs; em Salvador houve o registro de casos semelhantes ano passado e também no dia 1º de janeiro deste ano, quando um soldado foi morto na Baixa dos Sapateiros. Não é a à toa que em outros estados estão sendo colocadas blindagens em vidros, portas e paredes, dada a vulnerabilidade. A intenção do comando é positiva em manter as estruturas, inclusive reativando os que se encontram fechados, porém vale o lembrete de que todo cuidado é pouco diante da exposição a que ficam vulneráveis.
Foto: A Tarde / RONDESP (Rondas Especiais) e Pelotão Especial da área em socorro a policiais de módulo alvejado no Bairro da Paz

domingo, 9 de março de 2008

Notícia velha

A análise crítica ao que os noticiários reproduzem sobre a segurança pública é um dos principais focos deste blog, recorrendo-se muitas vezes às manchetes de capa, como voltará a ser feito agora. Hoje A Tarde anuncia a migração do tráfico para bairros de classe média, o que não deve ser nenhuma novidade a quem tem a mínima noção da cidade onde vive. O mais válido é o velho lembrete de que esse ramo só cresce por haver quem o sustente na alta sociedade, assim como ocorre com os roubos de relógios caros e importados. Assim é que também crescem as falsificações e piratarias, motivadas pela "freguesia" em diversas classes; que ninguém se iluda em culpar unicamente o marginal pelos crimes que comete, em grande parte dos casos há alguém faturando por trás de tudo isso. Há também uma breve entrevista do criminólogo Ricardo Cappi, que remete à lúcida discussão sobre a descriminalização, tema que ainda parece desinteressante para classes políticas.
Páginas depois há uma manchete talvez um pouco distante da temática policial, mas quem acompanha os comentários aqui saberá relacioná-la, diz o seguinte: "O Cremeb nunca cassou nenhum médico na história", referindo-se ao Conselho Regional de Medicina da Bahia. Será que ninguém erra por lá?

sábado, 8 de março de 2008

Desfechos

O roubo à agência do Banco do Brasil em Ibirapuã anteontem movimentou diversos setores da polícia, e a imprensa tem dado cobertura ao fato. O esforço da tropa em capturar os bandidos movimentou a região, e agora surge a possibilidade de um desfecho intricado: notícia de A Tarde acaba de anunciar a prisão do Soldado PM Edivaldo Ferraz Moreira, 48 anos, do 13°BPM/Teixeira de Freitas, detido por suspeita de participação no crime. É o tipo de informação que a gente custa a acreditar, mas a realidade precisa ser encarada, e que sejam feitas investigações apuradas para determinar com precisão os culpados no caso.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Tribuna

Não poderia passar em branco a capa da Tribuna da Bahia hoje, com o alerta de um major e de delegados sobre questões salariais e de infra-estrutura, tratando das dificuldades e carências enfrentadas pelas polícias baianas. Os depoimentos lá registrados trazem uma certa preocupação sobre o quadro vivido hoje na segurança pública; apesar de alguns erros, vale a breve leitura.

Do dia

- Quem passou pela Vila Policial Militar do Bonfim hoje sentiu um ar diferente: os palanques estavam decorados em cor-de-rosa, preparados para a solenidade alusiva à passagem do dia da mulher, homenagem às guerreiras que integram a corporação.

- Acontece nesta tarde no Wet`n Wild a tradicional festa dos 100 dias, evento que sinaliza a contagem regressiva final para a declaração de aspirantes dos 160 alunos oficiais do último ano do curso de formação de oficiais, integrandes da Turma Tenente PM Arivan Neves de Almeida.

- Não nos distanciando da realidade cruel do labor policial, fica a lástima da perda de mais um PM, o soldado Wilton Souza Viana, 32 anos, lotado na 44ª CIPM, que veio a óbito em confronto com bandidos numa ação ousada em Ibirapuã, extremo sul do estado, após roubo a agência bancária. Segundo A Tarde, o prefeito da cidade, Calixto Antônio Ribeiro, decretou feriado e luto nesta sexta-feira na cidade em homenagem ao policial que foi morto, justa homenagem. Policiais da região esforçam-se para capturar o restante do bando, até o momento, dos oito, 3 foram mortos 1 capturado.

Foto: Site da PMBA

quinta-feira, 6 de março de 2008

GMS estrutura

Aproxima-se o início do processo de formação dos futuros integrantes da GMS - Guarda Municipal de Salvador, e o iBahia trouxe informações sobre a estrutura prevista, com divisões como:

GPPM (Grupamento de Proteção ao Patrimônio do Município): de nomenclatura auto-explicativa, deve atuar na segurança de prédios municipais, bem como áreas que necessitem de proteção para evitar depredação ou vandalismo, certamente dispensando seguranças particulares.

GPO (Grupamento de Patrulhamento Ostensivo): comprometido com a segurança de logradouros e praças nos bairros, deve colaborar bem com o trabalho ordinário da PMBA.

GAE (Grupamento de Ações Especiais): organizará o espaço urbano em parceria com a SESP, sobretudo no tocante à polêmica administração sobre o comércio informal e ambulantes, circunstância em que muitas vezes ocorrem conflitos.

GAT (Grupamento de Apoio ao Turista): autará em rodoviária, porto e aeroporto, como também nos locais de circulação de turistas. Espera-se que possam ter preparo diferenciado, capacitação preferencialmente com domínio de idioma estrangeiro, para melhor atender turistas.

GRE (Grupamento de Ronda Escolar): foco nas áreas escolares, locais onde a PM também desempenha atenção especial.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Profissionalismo 0

A capa de A Tarde hoje anuncia em letras garrafais problemas em relação ao material didático a ser utilizado no CPM - Colégio da Polícia Militar. As críticas referem-se à exigência de compra de um determinado padrão de módulos, a denúncia é feita por alguns pais, que no exercício do seu direito reclamam, cobram investigação, tudo dentro da normalidade democrática. A observação maior é pelo fato de ser dada tanta atenção a um tema aparentemente modesto dentro da 3ª maior cidade do país. A sensação é de uma certeza que, caso o colégio não fosse da PM, pouca ou nenhuma atenção seria dada ao fato. É simples, tudo que vincula o nome da Polícia Militar da Bahia parece que vende mais jornal, uma estratégia que sugere estar bem abaixo do que se espera de uma imprensa séria. Tenho grandes dúvidas se o The New York Times, ou mais perto, a Folha de São Paulo, seriam capazes de dedicar tanta atenção a um acontecimento talvez nem tão significativo para a população de todo o estado.

terça-feira, 4 de março de 2008

Novo site PMBA

Já está no ar com nova cara a página oficial da Polícia Militar da Bahia, com design novo e forma diferente de navegabilidade. Vale a visita, principalmente para os que irão ingressar agora na corporação, para os co-irmãos de outros estados que buscam maiores conhecimentos, enfim todos aqueles que se interessam pelo tema. Parece estar passando por alguns reparos finais, mas a mudança já demonstra sinais de melhoria no site.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Saidinha

Há crimes que esporadicamente são noticiados na imprensa, dando uma sensação até de serem sazonais. Alterna-se entre a constatação de roubos em coletivos, saques em congestionamentos, saidinhas bancárias, e outras modalidades típicas da aglomeração urbana. São problemas corriqueiros, muitas vezes difíceis de serem resolvidos, mas a simples passagem superficial acaba por impedir a percepção de certas peculiaridades inesperadas. Pegando um "gancho" no que havia lido há tempos atrás no blog Polícia - A que temos e a que precisamos, deixo o exemplo lá trabalhado, da hipótese de participação de caixas dos bancos em certos roubos contra os clientes. A praxe da saidinha bancária é a de que um observador infiltrado entre os cidadãos repasse os dados da futura vítima a quem esteja de fora esperando o momento de perpetrar a prática, procedimento no qual estaria talvez visado pelo seu comportamento atípico dentro dos demais; deste modo, surge da mente criminosa a idéia de cooptar funcionários para que não despertem suspeita, e o cliente que segue todas as regras de segurança é vítima de um golpe de quem menos se esperava. É assim também em vários outros segmentos, a criminalidade surpreende a cada dia com novas técnicas, exigindo das polícias constante atualização sobre o modus operandi dos bandidos.

Foto: Marcos Tristão / O Globo

domingo, 2 de março de 2008

Óbito

Divulgada notícia no iBahia e A Tarde, constata-se mais uma morte de policial militar nesta capital, a vítima foi Reinaldo Santa Rosa da Ressurreição, 47 anos, da 40ªCIPM/Nordeste de Amaralina, segundo informações era conhecido como "Olho roxo". Foi vítima de disparos de arma de fogo durante a madrugada no Alto das Pombas, na Federação, bairro que tem registrado alto índice dessas ocorrências ultimamente. Há suspeita de que um traficante de pré-nome George tenha relação com o crime, o PM teria sido ameaçado anteriormente. A 7ª Delegacia/Rio Vermelho inciou investigações em relação ao fato, fica o lamentável pesar e a esperança de que, ao menos, seja dada uma resposta à altura com a solução deste crime.

CAP vs. MAJ

Aos interessados em acompanhar os capítulos dessa "novela", há um bom apanhado de informações no portal Bahia Notícias, de Samuel Celestino. Basta digitar Tadeu no mecanismo de busca logo à esquerda que serão listadas as notícias relacionadas aos últimos fatos polêmicos envolvendo o deputado e a agressão contra o major do DETRAN.

sábado, 1 de março de 2008

Aumento do mínimo

O noticiário hoje centralizou-se na divulgação do aumento de 9,21% no salário mínimo, acrescendo 35 reais aos 380 que até então eram pagos. Não é algo grandioso, mas pode-se dizer que, pelo menos, é significativo. Ao profissional da segurança pública interessa a seguinte questão: como isso pode influenciar no cometimento de crimes? Quase ninguém lembra de fazer essa pergunta; medidas como essa têm reflexos na criminalidade, porém sinto falta de maiores estudos nesse rumo no Brasil. Lendo o artigo A economia do crime: Correlações entre crime, desigualdade e desemprego (BURDETT, LAGOS[1] & WRIGHT), encontrei parte do que me interessava, um trecho provando que, segundo dados obtidos nos EUA, Jeffrey "Grogger documentou a relação entre níveis de salário e índices de criminalidade, concluindo que o comportamento criminal entre jovens é altamente dependente de seus potenciais ganhos salariais em atividades legítimas. Um incremento de 10% nos salários produz uma redução de 6 a 9% da criminalidade entre jovens." É nisso que devemos pensar, para começar a romper o descabido senso comum de que a solução para certos crimes reside em ações da polícia meramente, quando na verdade o governo tem como adotar medidas mais amplas e decisivas com reflexos positivos nessa questão. Esse é o ponto crucial, avaliar o que determina a atração pelo risco do ilícito, a recompensa oferecida.
Foto: Divulgação da PF / O Globo

5ª Etapa CFSd 2008

Foi divulgado hoje no Diário Oficial do Estado o resultado da 5ª etapa do concurso para o curso de formação de soldados da Polícia Militar da Bahia; o carregamento dos extensos dados da página pode demorar um pouco, e para quem tem dificuldades em encontrar sua região, sugiro o mecanismo de digitar Ctrl+F e escrever seu nome, será feita uma busca rápida facilitando a pesquisa. Superada essa fase de investigação social, restam os trâmites finais de entrega de documentação até o início do curso propriamente dito. Fica também a sugestão para que visitem a página do CFAP - Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, onde dá para conhecer melhor a futura escola. Em sintonia com o publicado há pouco sobre o concurso da GMS, renova-se a expectativa de melhorias no tocante à amenização dos problemas de efetivo na capital, para fins de compor guarnições completas e diminuir a vulnerabilidade de prepostos em locais isolados, sozinhos ou em condições desfavoráveis numericamente.

Foto: PMBA

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner