quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dicas não convencionais

A festa começa hoje, e a despeito das inúmeras dicas oferecidas pela imprensa, polícias e órgãos públicos, muitas vezes enfadonhas e repetitivas, criei uma breve lista não convencional direcionada aos turistas ou foliões locais, com sugestões particulares de proceder:

1 - Não confie tanto em sua "galera". Muitos saem a achar que seus acompanhantes são fiéis escudeiros, porém, constantemente, ao interceptar brigas, quando um indivíduo é preso, geralmente nenhum outro o acompanha a delegacia e o mesmo fica sozinho e desasistido. Se alguém é pego com drogas, a tendência é de que os demais que usufruiam do produto também escapem.

2 - Preocupe-se com você. Até familiares e cônjugues esquecem dos cuidados a seus acompanhantes. Em consonância com a dica anterior, relato que é comum encontrar pessoas bêbadas, entorpecidas e até em overdose largadas ao chão, à espera de ação dos bombeiros ou outra assistência. Certamente ela não foi sozinha à festa, mas assim ficou.
.
.
3 - Só leve câmeras, celulares e similares se achar que o risco compensa. Serão produtos muito visados, porém quem sabe fazer o uso bem comedido, em ambiente adequado e guardando com cautela, pode voltar para casa sem maiores problemas. Todo cuidado é pouco.
.
4 - Diminua seu orgulho. Ou no popular, aceite "comer reggae". Se alguém mexeu com sua mulher, esteja convencido de que ela é só sua, tirar satisfações é desgastante e conflituoso.

5 - Cuidado com o aperto. São milhões de pessoas em pouco espaço, não há vaga reservada para ninguém nas ruas. Crianças e pessoas mais temerosas devem buscar pontos estratégicos no circuito para curtir os trios, evitando sustos, surtos e fobias.

6 - Aceite o corpo a corpo. Vão pisar no seu pé, lhe molhar de cerveja, suor e tudo mais, vai acontecer um empurra-empurra, um esbarrão, e o melhor a fazer é continuar a festa, até mesmo pedir desculpas e deixar pra lá.

7 - Não faça justiça com as próprias mãos. Em caso de inobservância de alguns desses últimos itens, caso ainda reste controle emocional suficiente, acione a patrulha mais próxima comunicando o fato. No enfrentamento você corre o risco de ser inicialmente confundido com algum infrator, e a ação da chegada policial costuma ser enérgica e rápida, no meio da confusão as coisas nunca são muito claras.

8 - Se for de carro, não leve o som. Vá cantando com os amigos, se divertindo com os fatos, e terá menos uma preocupação, a de perder seu aparelho. De antemão prepare o bolso, os estacionamentos costumam custar alto à essa época, e na hora da festa não parece ser o momento mais apropriado para contestar, a recusa de pagamento costuma gerar problemas.

9 - Só urine em locais toleráveis. A cerveja tem um efeito diurético irresistível, os homens, e cada vez mais as mulheres, estão satisfazendo essa necessidade de qualquer maneira. Os banheiros químicos parecem não ser suficientes, mas nem por isso faça nas paredes de casas, postos médicos e policiais, ou em locais expostos. Já que está errando, seja comedido.



10 - Ajude a polícia. É mais fácil identificar lanceiros, brigões e traficantes enquanto folião. Sempre que for oportuno, conveniente e seguro, não hesite em apontar para a PM a localização e características de um suspeito, vai ajudar a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou cada vez mais fã bo Blitz. Como vc já deve percebido, já que acompanha o Diário de um PM, gosto dos posts "tutoriais". Vc está de parabéns amigo!

Anônimo disse...

Parabéns pelas as oportunas dicas aos foliões, pois existem muitos pessoas que ainda não sabem como agir no meio de uma folia, e acabam se machucando ou perdendo os seus objetos. Foliões, seguindo as dicas suas felicidades não irão se transformar em decepcões...

CB Marcos Lima da PMDF!!!!!

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner