sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Tribuna e pecados do A Tarde

Hoje é dia de vender jornal na Bahia, porque polícia é notícia. As capas dos jornais A Tarde e Tribuna da Bahia foram hachuradas, impressas sobre fundo preto, dando destaque às notícias relacionadas à criminalidade, o que aumenta a vendagem. A Tribuna trata de alguns indicadores estatísticos e destaca a possibilidade de problemas na utilização dos containers próprios para abrigar presos, recém adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública, porém ainda não entregues, alertando para as necessidades de instalação elétrica, hidráulica e sanitária. Isso traz certa preocupação, dado o prazo curto para realização, uma vez que foram adquiridos em vista do carnaval, que começará daqui a 6 dias.
A Tarde traz uma reportagem especial sob título de “Os pecados da polícia baiana”. A primeira informação trata sobre intimidação, com a ameaça do saque de arma por parte de um major durante protesto. A foto, principal da capa, deve ser olhada sob ótica técnica. Trata-se apenas da posição 1 em escala que vai até o nível 4 para saque e disparo. É uma postura básica de segurança, estou certo de que os responsáveis pelo comentário mal sabem do conteúdo dos manuais utilizados pela Polícia Militar, que propõem a adoção dessa posição em situações ordinárias e preventivas.

Igualmente sem zelo é a reprovação aos policias estarem de armas em punho durante abordagens tipo blitz. Esquecem-se de que diversos condutores utilizam películas irregulares em seus veículos, impossibilitando completamente a identificação dos passageiros, expondo a guarnição a risco total, onde o mínimo que se deve fazer é sacar a arma e manter em posição relativa, sem apontar, dada a suspeita aparentemente não confirmada.
É preciso ter cuidado ao tomar conhecimento desses fatos por intermédio dos jornais, nem tudo que é publicado é fruto de pesquisa aprofundada.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner