quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Impressões da Lavagem do Bonfim

Evento curioso, consegue aglomerar cerca de 1 milhão de pessoas, parcela significativa da PEA (População Economicamente Ativa), em um dia comum; não é feriado local, apenas a atividade comercial das áreas do circuito é interrompida. Por mais que existam aposentados, pessoas de férias, folgando ou em situação alheia, há de se notar a aparente quantidade expressiva de desocupados, desempregados. Há vendedores ambulantes cobrindo todo o circuito de forma maciça, bem como catadores de lata, o que denota um quadro social preocupante.

Há forte e constante apelo político, sendo neste ano marcado por denúncia de funcionários da prefeitura terem arrancado faixas de outros partidos antes da procissão. Intolerância religiosa também foi vista, mais uma vez sectários de uma igreja apresentavam faixas inoportunas e ofensivas à crença daquela população. Aliás, ressalte-se que o caráter religioso torna-se quase secundário na lavagem, que em sua maior parte assemelha-se a uma prévia carnavalesca às antigas, com grupos percussivos e fanfarras, contudo, esporadicamente são encontrados focos de “Desce com a mão no tabaco” (sic) e outros versos mais atuais. No geral reina a festividade e alegria, porém aglomerações de pessoas regadas a álcool são potenciais fontes de conflito, sobretudo em se tratando de salvadorenses. Focando na parte policial, a briosa baiana se fez presente, com os vícios e virtudes que lhe são peculiares. Não tenho como deixar de comentar que na primeira patrulha encontrada, 3 dos 4 integrantes falavam ao celular simultaneamente, mas no geral o patrulhamento estava sendo muito bem feito pelo percurso. Chamou a atenção o fato da COPPA estar atuando com seu uniforme típico, camuflado selva, vindo a despertar curiosidade também na população, que comentava até como sendo do exército. Paralelo a isso, a viatura da referida unidade também se apresentava estilizada a caráter, outra inovação.

A importância da atuação da PM é tão grande no evento que, novamente, o comandante geral esteve presente no circuito, de uniforme operacional, acompanhando de perto o trabalho da tropa. Os bombeiros mantiveram a salutar tradição de galardoar o público com banho de mangueira na Calçada, para o delírio dos mais agitados diante do intenso sol que marcou a manhã. Havia alunos oficias bombeiros em serviço local, fato novo. De início parecem ter ocorrido dificuldades na gestão do trânsito, com congestionamentos nas adjacências da área isolada para o cortejo, mas o balanço final é bem positivo, restando agora acompanhar índices e dados que venham a ser apresentados pela imprensa sobre o evento.

Fotos: Antônio Fonseca

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner