segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Indução ao erro

Tema do cotidiano, manchetes de hoje feitas como continuidade dos fatos mais recentes, já tratados aqui. Destaca-se o desencontro de informações: o envolvido nos fatos, conhecido como "Cabo Lucas", é apontado pelo jornal A Tarde como tenente reformado, já no Correio da Bahia é tido como sargento, sendo vulgarmente conhecido como cabo. Exposta na imagem, a manchete da Tribuna da Bahia deixa margem até para interpretações como se o fato houvesse acontecido durante alguma operação ou estando o policial em serviço, uma vez que não é evidente a diferenciação entre PM de policial militar ou PM de Polícia Militar. Já no Correio da Bahia, induz-se que o acusado seja um policial desses "normais, que encontramos nas ruas todos os dias" e que estava sob efeito de álcool, devido à expressão utilizada. Talvez o "menos pior" seja o chamado no iBahia, noticiando que a garota foi morta por ex-PM. Em cada meio há uma versão, de mais relevante transcrevo o esclarecimento oportuno de um major publicado na Tribuna, já que muitos desconhecem o significado da situação de reformado na vida de um PM:
"O major da PM, Ricardo Albuquerque, da 9a Companhia Independente (CIPM/Pirajá) destacou que o crime não tem relação com a polícia, já que o autor estava reformado: “Ele deve ter usado uma arma particular, pois no momento que é afastado das atividades ele perde a arma, este homicídio foi praticado por um homem, não por um policial”, destacou.
Muito cuidado ao interpretar o que os jornais publicam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se acompanhar de perto a imprensa vc vai ter várias dessas aí pra postar, infelizmente. Lá no Diário tem várias dessas aí. Pra mim é desleixo em apurar melhor as coisas. Até nos blogs (alguns) vemos que temos mais cuidado que os jornalistas (alguns) nesse ponto.

Anônimo disse...

Os jornalistas, na minha opinião, fazem isto de propósito, numa clara e evidente vontade de desmoralizar a PMs pelo o Brasil afora....
Temos que ter uma ASSOCIAÇÃO FORTE para processar qualquer um( seja lá quem for) que queira DIFAMAR, DESMORALIZAR OU MENOSPREZAR as nossas GLORIOSAS POLÍCIAS MILITARES, a exemplo do SINDICATO DA POLICIA FEDERAL...
Valeu pela a CRIAÇÃO DESSE BLOG e boa sorte nessa luta de difusão de BOAS IDÉIAS, companheiro. Abraço...

CB MARCOS LIMA da PMDF!!!!!

Anônimo disse...

É bem verdade, co-irmãos, praticamente todo dia temos notas como estas publicadas. É lamentável sair pela rua e escutar, às escondidas, comentários do tipo "Você viu no jornal? A polícia está matando todo mundo, não quer nem saber se é criança!", entre outros absurdos...

Anônimo disse...

o fato é q o principal nao foi abordado; ninguém se manifestou,nen imprensa nen policia, para pedir a captura do bandido(sim,ele é um bandido)
ah, mas tb né, era uma criança pobre,se fosse filho da classe média ou alta,policia e imprensa iam se esmerar mais p captura-lo.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner