quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Efetivo na Lavagem do Bonfim

Notícia publicada no Diário Oficial do Estado informa que 2270 PMs atuarão na lavagem do Bonfim. Serão 362 patrulhas distribuídas da Conceição da Praia ao Bonfim, compostas por diversas unidades operacionais, incluindo-se várias especializadas (BPChq, BPGd, BPMont, EsqdMcl Águia, COPPA, BAPOP, CIPMs). O Corpo de Bombeiros também se fará presente com patrulhas prontas para atender a população. Por sua vez, a Polícia Civil, segundo interpretação de publicação, disporá de 4 DEAs (Delegacias Especiais de Área), cada uma contando com um delegado, um escrivão e três agentes, compondo um total sumário de 20 homens. Nos eventos especiais, por razões fora de conhecimento, a Polícia Civil parece ter dificuldade em acompanhar a demanda de prisões, o processo de registro das ocorrências torna-se lento, criando aglomerações em torno das delegacias, acarretando na retirada de diversas patrulhas do campo, comprometendo em parte o policiamento, o que acaba por desestimular a condução de presos em determinados casos.
Algum leitor mais incauto ou apressado pode estar se perguntando: qual a utilidade de saber o efetivo total nessas operações? Simples, a informação é um bem precioso, sobretudo o conhecimento de dados referentes ao serviço. Logo, com a noção da quantidade de pessoal envolvido é possível mensurar a dimensão e as características do evento, avaliar a complexidade da montagem do policiamento, a proporção entre policiais e pessoas comuns. A vida do PM é ser perguntado sobre os mais diversos assuntos no decorrer do exercício de suas funções junto à sociedade, e particularmente me incomodo quando ocorre a incapacidade de responder algo que supostamente devesse saber, e no exercício de funções de comando, principalmente a figura do oficial, há sempre a possibilidade de ser inquirido por algum repórter acerca de valores ou dados sobre o que está acontecendo. Daí o valor de ter noções sobre o efetivo envolvido em uma partida de futebol, show, festa de largo e demais tipos de evento. Não é demais lembrar que muitas vezes a PM é questionada quanto à estimativa de público em grandes aglomerações, o que exige certa experiência e estudo para não cometer lapsos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A falta de celeridade com que os nossos "vizinhos" vêm desempenhando as suas funções em eventos festivos acaba comprometendo a eficácia da atuação da PM, por diversos motivos, dentre os quais, alguns já foram citados no texto. Achei que esse seria um bom ponto a ser destacado.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner