sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Início

Surgido de uma dissidência, mas mantendo a sã e harmônica parceria com o Abordagem Policial, o blog Blitz Policial busca aumentar a notoriedade da Polícia Militar da Bahia na rede, discutindo diariamente fatos, ocorrências e notícias envolvendo a criminalidade e a segurança pública com foco especial em Salvador-BA. O material aqui publicado é extra-oficial, opiniões pessoas sem caráter institucional, no intuito de abrir espaço para discussões dentro dos limites da hierarquia e da disciplina. “À vontade!”

. . .




Aconteceu hoje pela manhã uma reunião na Secretaria de Segurança Pública para tratar sobre os roubos a coletivos, delito combatido exemplarmente pela OPRRC – Operação de Prevenção e Repressão de Roubos em Coletivos, conhecida como Operação Gêmeos, que atua em parceria com o GERRC – Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos, este da Polícia Civil. Foram discutidos problemas referentes ao registro de queixa ter que ser efetuado na Baixa do Fiscal, único ponto na cidade, além do alto índice de roubos em 2007.


No mesmo âmbito, a PMBA noticiou internamente a “Operação Folia e Paz”, convocando praças e oficiais intermediários para comporem 40 guarnições tipo “C” voltadas ao combate dos atos de vandalismo durante a folia momesca, crimes que ocorreram no carnaval passado e serão prevenidos e reprimidos com atenção especial esse ano, em conjunto com a RONDESP - Rondas Especiais.




Outro assunto pertinente é a carência na oferta de cordeiros. A demanda total gira em torno de 40 mil, conforme informações do iBahia, porém os pontos de inscrição do SIMM - Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra receberam pouco mais de 50 candidatos para as mais de 2500 vagas lá oferecidas. Ainda hoje deve ser informado como ficará a situação caso não surjam interessados.



Uma análise preliminar permite apontar como prováveis motivos a baixa remuneração diária (20 reais), as difíceis condições do trabalho, e as outras opções de obtenção de renda, como a venda de bebidas e até a catação de latas descartáveis. Além desses, arrisco apontar o aumento de interesse na atividade de guardar veículos nas proximidades da festa, atividade que não demanda tanto esforço ou investimento, e tem rendido lucros exorbitantes. É de se esperar que sejam cobrados valores iguais ou superiores a 10 reais, conforme aconteceu no réveillon na Barra. Sendo assim, basta providenciar um canto para alocar 2 veículos que o “flanelinha” iria obter o mesmo lucro das 8 ou mais horas de trabalho do cordeiro, com esforço extremamente menor. A exploração dessa atividade gera conflitos e disputas, providências precisam ser tomadas para proteger o patrimônio dos foliões e evitar maiores problemas, a exemplo de maior presença dos guardadores devidamente cadastrados, sindicalizados.

7 comentários:

Cathalá disse...

509Parabéns pelo novo Blog, Victor.
Desejo o mesmo sucesso já atingido pelo Abordagem Policial.
Cathalá

Cathalá disse...

ah sim,
não sei se a intenção é esta mesmo ou se houve algum engano, mas somente pessoas cadastradas no Blogger estão habilitadas a comentar por aqui.

Verifique aí, para que não possuidores de blogs no Blogspot também possam comentar.

Unknown disse...

Parabéns pelo novo blog, vou visitar todos os dias.
saudações

Anônimo disse...

A POLICIA MILITAR REALMENTE FAZ UM OTIMO TRABALHO!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estou feliz com essa extensão ao "Abordagem Policial". Acredito que, como em qualquer outra corporação, a verdadeira força vem de dentro. E esse blog é mais uma oportunidade de nos fazermos fortes perante as dificuldades e obstáculos que a sociedade vem nos apresentando. Vejo aqui uma boa chance de discutirmos e trabalharmos os diversos assuntos que tanto afligem a segurança pública. Parabéns.

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, Cadete!!! Sou Sgt da PMPA e acabei de criar um blog, inspirado no seu, se não se importa, mais ainda não domino essa linguagem. Gostaria de saber quais os riscos em comentar assuntos do domínio da PM sem, com isso, ser prejudicado ou perseguido e gostaria também, de contar comsua colaboração no meu blog com seus comentários sempre pertinentes. Desde já agradeço.policialegal.blogspot.com

Victor Fonseca disse...

Ao Sgt Daniel, do recém-criado blog Polícia legal, não consigo manter contato pela falta de um e-mail ou orkut. Se ler aqui, tente abrir a configuração do seu blog para aceitar comentários.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner