terça-feira, 3 de junho de 2008

JAPAR

Durante esta semana, dos dias 2 a 5 de junho, a PMBA promove através da Academia de Polícia Militar a Jornada Acadêmica de Ações Policiais em Ambientes Rurais - JAPAR, conjunto de manobras e instruções ministradas aos alunos-a-oficial do curso de formação de oficiais na área do 19º Batalhão de Caçadores - Pirajá. São diversas oficinas comandadas por oficiais da PM, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, traduzindo-se em uma experiência voltada para a vivência de privações e contato intenso com a selva, neste caso a Mata Atlântica. É uma prática de adestramento tradicional no currículo da Academia, mantida a bastante tempo, com algumas modificações voltadas para a adequação da instrução militar com a prática policial cotidiana, principalmente em áreas de mata e no interior do estado. Estarei presente como discente, participando das atividades para posteriormente registrar impressões sobre a jornada selvática que motiva algumas polêmicas a seu respeito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que tem tortura nesse tipo de instrução...

Anônimo disse...

Apenas retificando o 19 BC é no Cabula, valeu!

Unknown disse...

Na época que passei por esta manobra militar, por duas vezes...rsrs!Durante o percurso, achei que se tratava de um sofrimento inútil, mas após a sensação de superação daquilo que achavamos ser o nosso limite, as instruções, a força dos amigos, foram fundamentais para a minha formação.
Pode parecer loucura, mas dá saudades!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A Daniele, digo que concordo em haver produtividade nas instruções, porém predomina o caráter subjetivo sobre o objetivo, ou seja, adquire-se mais valor e experiência do que aprendizado prático através de simulação da realidade hodierna.
E a Marcos Vieira, sei que a localização é no Cabula, na verdade Pirajá é a nomenclatura do Batalhão, qualquer dúvida consulte a página http://www.19bc.eb.mil.br/

Anônimo disse...

Victor,
Certamente q espero seu post sobre as impressões da Jornada, pois gostaria de fazer algumas considerações sobre ela.
Vlw.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner