sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Guardas

Aproximam-se as eleições, a PMBA trabalha a todo vapor, superando as mais diversas dificuldades para colocar nas ruas todo seu efetivo e assim permitir o bom andamento do pleito eleitoral. Mal sabem os cidadãos da quantidade de obstáculos para o emprego satisfatório da tropa por completo no domingo, nos bastidores hão de serem considerados quase heróis todos aqueles que continuam firmes no cumprimento do dever, sem esmorecer. Estará presente também nas ruas a Guarda Municipal de Salvador (1 e 2), reforço providencial; também, não poderia ser diferente, é uma grande bandeira do prefeito que tenta reeleição. Estarão próximos às escolas, em quantidade total de 850, tendo sido instruídos para auxiliar a fluidez do trânsito, com alerta claro do comando para não substituir nem fazer o trabalho da polícia, como tem que ser, sempre. Estão orientados a acionar a PM em ocasiões especiais quando se fizer necessário, bom sinal da proposta de entrosamento para que o trabalho das duas corporações se complete sem qualquer conflito.

7 comentários:

Anônimo disse...

UMA MATÉRIA NA REVISTA CARTA CAPITAL DESSA SEMANA,CHAMOU A MINHA ATENÇÃO PARA UM FATO INTERESANTE.LÁ DIZ QUE,NA QUARTA-FEIRA 8 DO ANO EM CURSO,O FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA LANÇA A SEGUNDA EDIÇÃO DO ANUÁRIO COM INDICADORES SOBRE O TEMA,SEGURANÇA PÚBLICA.
NESTE ANO, UM DADO CHAMA CHAMA A ATENÇÃO:CIDADE DE REGIÃO METROPOLITANAS COM GUARDAS MUNICIPAIS SÃO AS QUE REGISTRAM OS MAIORES ÍNDICES DE VIOLÊNCIA.FORAM 32,5 HOMICÍDIOS POR 100 MIL HABITANTES,EM MÉDIA,ANTE 22,9 NOS MUNIÍPIOS SEM GUARDA.
A DÚVIDA:A CRIAÇÃO DE GUARDAS SERIA CONSEQÜÊNCIA DA MAIOR VIOLÊNCIA OU OS ALTOS ÍNDICES TRADUZEM O FRACASSO DESSA POLÍTICA.(CARTA CAPITAL,ANO XV Nº 516).ISSO FAZ REFLETIR SOBRE O PAPEL DAS GMS,BRASIL A FORA.A NÍVEL DE BAHIA,SALVADOR,ATÉ QUE PONTO A GM VAI QUERER IMITAR O CHOQUE?QUE PREJUIZOS ISSO TRARÍA PARA A SOCIEDADE SOTEROPOLITANA?PENSEM NISSO.

Anônimo disse...

É cada comparação que não sei não, é claro que se tratando de grandes cidades os índices de violência vai ser maior, eu queria saber o que é que as Guardas Municipais têm a ver com isso???
GM vai querer imitar a Choque???
Graças a Deus vc é um caso a parte, pois a grande maioria dos órgãos de segurança púbica e até mesmo a população recebeu a GMS com braços abertos sem essa mediocre vaidade que vc apresenta.
Os agentes da GMS não têm culpa alguma do uniforme deles serem desse jeito, eles não têm culpa alguma de estarem sendo manipulados politicamente, são servidores públicos iguais a quaisquer outros e que tiveram a chance de ingressar no serviço público, não os julgem, pois eles estão expostos nas ruas sem segurança e suporte logístico algum e não são culpa deles, seja contra a bandidagem e não a um grupo que veio com a missão de ajudar a combater essa bandidagem e respectivamente integrar a segurança.

Atenciosamente,

Cap BM J.A

Anônimo disse...

Caro Cap BM J.A

Acho que você não leu com atenção o que foi escrito.Não fui eu quem disse e sim um grupo de estudiosos do assunto. E não imprimo aqui minha crítica diretamente aos servidores,e sim ao grupo político que você citou, e quem os comanda. Tente interpretar melhor o que se lê,antes de ofeder levianamente as pessoas. Aqui é um blog onde as pessoas expressão suas idéias,sugestões,opiniões e muitas outras coisas que venham contribuir com uma discussão saudável sobre determinados assuntos.

Atenciosamente,

Ninguem tão bom quanto você na luta contra a criminalidade.

Anônimo disse...

GM de salvador, cuidar do patrimônio público e do ordenamento do solo. O papel da policia é da policia. Sou GM em salvador e percebo uma boa receptividade por parte da população dessa força que veio pra ajudar a todos. Ainda não fazemos parte da cadeia alimentar dos bandidos e espero que isso nunca aconteça. Calma pessoal, cada um dentro de sua jurisdição, e viveremos em paz e harmonia, espero.

Anônimo disse...

Não queria mais comentar esse assunto nesse blog,mas devido ás desinformações tanto dos que fazem parte da GMS quanto dos que não fazem devo comentar.
Primeiro as GMs têm poder de polícia,segundo representam o ente municipal e não devem só cuidar do patrimônio do município,mas também dos seus bens mais valiosos, que são os seus municípes.
Infelizmente a GMS foi criada com motivos eleitoreiros e selecionou pessimamente os seus integantes,privilegiando o físico em detrimento do intelectual e do psicológico.
Muitas pessoas fizeram o concurso sem nem procurar saber o que fazem GMs que,já estão atuando há muito tempo.
Antes que alguém venha mencionar que as GMs não são polícia porque na CF/88 elas não estão elencadas nos incisos de I a VI,procurem saber o porquê,pois cada país tem os representantes que merece.
Quanto a farda,a cor das viaturas e o fato de as mesmas só ficarem com o giroflex ligado,sem comentários.
E pra finalizar GM nenhuma veio pra substituir PM,muito menos pra ser subordinadas e comandadas por essa.

Anônimo disse...

A "União" faz mais açucar do que.... a "Força". Infelizmente, queria tanto que isso fosse diferente e que todos falassem a mesma línguagem, parabéns Victor pelo excelente blog.

Anônimo disse...

As atribuições da GMS estão explícitas no site da Secretaria de Administração Municipal.
Quanto a fluidez do trânsito, já existe órgão municipal constituído para tal mister.
É bom não misturar alhos com bugalhos. Guarda e zelo do patrimônio público(escolas, parques, jardins, monumentos municipais, etc), não dá competência legal para tratar de trânsito.
Verifiquem pois, as competências instituídas pelos diversos órgãos públicos para que não haja usurpação de função pública.
Quanto a farda igual ao choque, sem comentários, vide a constante violência geral contra policiais.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner