segunda-feira, 7 de julho de 2008

Comparativo

Acrescentando dados ao post anterior, fiz 2 breves gráficos comparando o tempo de formação de um Soldado PM e um Guarda Municipal, partindo das informações divulgadas por A Tarde em relação à GMS e das disponíveis na página do CFAP-PMBA.

É notória a desproporção, ainda que se considerem estágios, férias, feriados, folgas, diferenças de matérias, preparo para futuras funções, entre outras diversidades. Mas dá para suspeitar que em praticamente 10x mais semanas, ou 8x maior carga horária, um soldado saia mais bem formado. Sim, são esferas, competências, atribuições diferentes, resta saber se a população saberá diferenciar, e como reagirão os guardas ao serem convocados para missões tipo polícia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em compensação o Guarda Municipal não terá aulas inúteis para a sua função: Ordem unida e outras baboseiras. Aula de técnica policial e de direito, que é o que realmente interessa, o PM quase não tem.

Anônimo disse...

O guarda municipal de Salvador tem sim instrução de ordem unida. Pode não constar na carga horária do currículo, mas as continências, direita/esquerda volver, sentido, descansar e à vontade que eles apresentaram no 02 de julho foi obtido através de treinamento prévio. Então eles tiveram estas aulas, mesmo sem serem militares.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner