terça-feira, 28 de abril de 2009

Dedicação

O serviço público como um todo, através de características como a estabilidade assegurada aos concursados, às vezes acaba por consentir a existência de parasitas que somente sugam o organismo sem nada acrescentar, alguns sentindo-se ainda mais prejudicados do que beneficiados, são sempre vítimas no processo. De fato, há o cometimento de injustiças em alguns casos e a falta do devido reconhecimento e recompensa em outros, mas é preciso estar atento aos momentos em que merecedores de méritos logram êxito, fruto de condutas pregressas exemplares. Há quem tente distorcer essa realidade, acusando, no meio militar, de ser "peixe" aquele que alcança uma posição mais privilegiada, de ser "macetoso" por ocupar vaga em função mais confortável, mas talvez isso reflita a contrapartida pelos bons serviços prestados durante um período. De fato, há os indevidamente beneficiados por critérios não meritocráticos, desviando o ideal do merecimento, que passa a aceitar subjetivismo pessoal e expedientes pouco éticos, porém não há como negar que existam pessoas fugindo da preguiça, do braço cruzado e da reclamação constante, preferindo arregaçar as mangas e pôr a mão na massa, o que talvez justifique terem alcançado um status desejado por tantos outros - e que sirva de bom exemplo aos demais.

7 comentários:

clio disse...

O texto é bem escrito, porém de difícil convencimento, diferentimente da iniciativa privada no caso da pmba,um soldado por mais dedicado que seja ao serviço leva até 25 anos para ter uma promoção, um oficial para atinjir postos superiores tem que ter um padrinho político, assim sendo não importa sua dedicação, mas seu qi(quem indica)ou então se dedicar mais aos estudos, só assim um soldado pode atinjir ao oficialato, caso contrário ele sera um dedicdo soldado com até 25 anos de serviço.

Victor disse...

A mera passagem do tempo não assegura ascensão entre os oficiais, para isso existe o CESP e CEGESP, capacitando para o exercício do oficialato superior, conforme as exigências previstas. Nas polícias civil e federal, agentes não se tornam delegados pela passagem do tempo, nem enfermeiros viram médicos ou pedreiros viram engenheiros. É mais justo recompensar o esforço na dedicação ao estudo. A chance de progredir está ao alcance de todos, basta querer.

Anônimo disse...

merecidamente, aqueles que tem qualificação para determinado setor, nada contra. mas, convenhamos que existem muitos em algumas funções, que apenas fogem da atividade funcional para a qual o Estado investiu pesado. A atividade fim. Quando o PM aqui ingressa, ele vem com toda disposição para exercer policiamento ostensivo geral. jamais para ocupar função administrativa, exceto o oficialato

Anônimo disse...

ISSO TUDO SIGNIFICA; MACETE, ESPERTEZA, PUXA-SAQUISMO, MEDO E PRINCIPALMENTE PROTECIONISMO POR PARTE DOS CMTS.
QUE VENHA LOGO O REDA. POLICIAL TEM QUE ESTAR NAS RUAS. É NORMAL PM ESTÁ EM RANCHO, SETOR DE TRASPORTE, FAXINA? E TODOS NA SUA MAIORIA SAO SGTS. E TEM AINDA GRADUADO APENAS PRA TOMAR CONTA DE ARQUIVO, AUXILIAR DE PSICÓLOGOS, ETC...

Anônimo disse...

é rapaz, quase 3 anos e ,na sua cabeça, nada mudou.espero que vc consiga manter tudo isso que interpreta daqui a 53 dias.Boa sorte.

Anônimo disse...

seus comentarios estao gravados victor. daqui a alguns anos , farei uma avaliação de sua postura, conduta e tratamento aos seus subordinados pms. espero ainda que nao seja mais um oficial, desses muitos que vemos nos dias atuais.

Anônimo disse...

Conversa de Oficial para enganar praça.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner