segunda-feira, 6 de abril de 2009

Investir

Qual a consequência quando um investimento em segurança pública é preterido? Mortes, crimes, violência. Óbvio que a disputa de prioridades entre saúde, educação e outras áreas envolve critérios diversos, mas as consequências imediatas precisam sempre ser avaliadas. Não que um investimento maciço imediato renda resultados absolutos, zerando indicadores, mas já há estatísticas capazes de provar que o incremento em viaturas e efetivo em determinada localidade violenta costuma frear certos crimes, sobretudo homicídios. O Ronda nos Bairros atua nessa vertente, mas carece de ampliação para o alcance de outras áreas carentes, e enquanto providências não são tomadas, mais vidas são eliminadas. Não há como romantizar e pregar a cegueira diante da realidade; quem morre, geralmente, é envolvido com o tráfico - o que não exime a polícia do trabalho preventivo e repressivo, evitando mais mortes. E então, como conseguir as viaturas necessárias? Talvez licitando legalmente, ou privando de conforto alguns privilegiados, ou recuperando as que necessitam de reparos. Como conseguir o efetivo? Através de mais concursos, ou de remuneração em horas-extra na folga, ou retirando de funções não-policiais os combatentes que lá estejam. Não que essas medidas simplesmente solucionem os problemas, mas são remédios paliativos eficientes e ao alcance.

2 comentários:

praça disse...

Concordo com tudo q estar escrito no texto.Mas enquanto isso ñ vem,poderia escultar mais os milicianos que muitas vezes desempenha funções q ñ queria ou ñ tem apitidão pois proporciona mais macete do q efetividade p segurança publica,pois,com isso o policial se dedicaria muito mais ao serviço e q é o meu caso.

Anônimo disse...

SOU FAVORAVEL A SE REMUNERAR OS PRAÇAS NA FOLGA , AFIM DE QUE INCLUSIVE EVITE FAZER "BICOS" CLANDESTINOS. TODAVIA, A REMUNERAÇÃO ATUALMENTE PAGA É UMA VERGONHA. PELO MENOS ESSA É A REALIDADE NO INTERIOR. ADEMAIS QUANDO SE TEM ESSE TIPO DE EXTRA, OS CMTS CONTINUAM DANDO PRIVILÉGIOS AOS CHAMADOS "PEIXES", NA VERDADE VERDADEIROS PUXA-SACOS.
A GRANDE MAIORIA DOS BICOS PAGA MUITO MELHOR AO PM DE FOLGA E TEM SEGURANÇA DE FATO.POR ISSO , MUITOS POLICIAIS QUE NAO PUXAM-SACO E SE RESPEITAM ABREM MÃO DESSA GORJETA DO ESTADO. QUER USAR O PM NA FOLGA? ENTAO PAGUE BEM. NAO DÊEM MIGALHAS. AIH VAI VER O POLICIAL SATISFEITO NAS RUAS. VALORIZE O HOMEM QUE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO SERVIÇO OSTENSIVO E NÃO A ESSES QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE UMA REPARTIÇÃO COM AR CONDICIONADO. VEJAM AS ESCALAS REMUNERADAS: TODOS ESSES ALMOFADINHAS ESTÃO NELAS. TODOS SEM EXCEÇÃO. ENQUANTO O PESSOAL DE RUA FICAM CUMPRINDO AS ESCALAS APERTADAS DAS UNIDADES

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner