quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ciganos

A postagem de hoje deriva da aguçada percepção de um experiente colega, avaliando a manchete de capa em A Tarde, que anuncia: "Engenheiro da Ford é morto a tiros". No interior do jornal, muda para "Desconhecidos matam engenheiro da Ford". Ora, os indícios e testemunhos são suficientemente satisfatórios para a imprensa atribuir a autoria do crime a ciganos, inclusive consta expressamente no teor da matéria - por que faltou coragem ao editor em assim escrever? Por que quando o fato envolve a menor suspeita sobre policiais, eles são abertamente acusados e previamente condenados? Não há dúvidas, caso o fato envolvesse um PM, ou até um ex-PM, esse seria o o foco principal da matéria, que diria ter um policial matado o engenheiro, invertendo o sujeito da oração. Aliás, o hábito por aqui tem sido, mesmo quando um marginal resiste, troca tiros, é socorrido e morre posteriormente, acusar os policiais de assassinos, executores, exterminadores, matadores, homicidas, ainda que sua atuação seja respaldada na legalidade. Segundo quem falou comigo, isso é resquício de um passado de perseguição revanchista, com destaque à época de Hélio Bicudo e o Esquadrão da Morte, culminando no panorama atual. Hoje é flagrante essa discriminação sofrida pela polícia, e a evidente cautela e receio do jornal ao tratar de assunto relativo aos ciganos. É prudência ética ou falta de coragem? Por que contra policiais se acusa sem critério ou cautela?

7 comentários:

clio disse...

Nos, policiais militeres, precisamos reagir, devemos processar aqueles que nos acusam e no final não provam nada, pois só assim os levianos pensarão duas vezes em fazer acusação sem provas.

charles disse...

Concordo com o Clio, mas quando acusam aleatoriamente o nome da corporação e não do PM para denegrir a imagem da Briosa, os comandantes se calam, não manifestam a indignação e por isso, faz com que inescrupulosos e incautos repórteres, sem o mínimo de noção do que seria o justo cumprimento da aplicação da lei por parte de policiais, fiquem criticando ou acusando levianamente os guerreiros. O que deveria ser feito? Em todas as atitudes caluniosas, esses facínoras deveriam ser denunciados pelo dano moral que causam.

Anônimo disse...

ALGUEM JÁ COMENTOU ANTES, PORÉM RATIFICO: DEVEMOS DIFICULTAR AO MÁXIMO DAR INFORMAÇÕES A ESSA IMPRENSA IMUNDA, QUE SEMPRE DISTORCE OS FATOS ENVOLVENDO POLICIAIS. QUEREM NOTICIAS PRA VENDER SUAS MATÉRIAS? PEGUEM NO ALTO ESCALÃO DO COMANDO, APÓS EVIDENTEMENTE SEREM "FILTRADAS".
SE BEM QUE, ALGUNS CMTS DE UNIDADES DO INTERIOR, NO INTUITO DE SE PROMOVER PERANTE A SOCIEDADE, PASSAM INFORMAÇÕES A IMPRENSA, SEM AO MENOS OUVIR O PM. E MUITAS VEZES DEPOIS DE DEVIDAMENTE APURADO O FATO, FICA CONSTATADO QUE A ACUSAÇÃO FOI INFUNDADA E NEM O PROPRIO CMT SE DÁ AO TRABALHO DE SE RETRATAR EM PUBLICO.
DEVEMOS SIM, DIFICULTAR PASSAR INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA EM GERAL. FALAR MAL DE POLICIA DÁ MUITA AUDIENCIA.
ISSO TBM VALE PARA ESSES ELEMENTOS LIGADOS AOS DIREITOS HUMANOS.

Roger disse...

Sempre sobra pro polícia...

Unknown disse...

CONCORDOOO EM TUDOO!! OLHA NA INTERNET TEM DIA PARA TUDO!!! QUE TAL INSTITUIMOS UM DIA PARA UM SILENCIO ABSURDO.. NINGUÉM DA ENTREVISTA!! NINGUEM SE MANIFESTA, QUERO VER A FORÇA DAS CORPORAÇOES DIANTE DESSES CAPITALISTA, QUE USAM E ABUSAM DA IMAGEM POLICIAL PARA VENDER SEUS PRODUTOS, ALÉM DE ELEGEREM PESSOAS QUE CHEGAM LA E METEM O VERBO NA POLÍCIA... FAÇAMOS UM DIA OU UMA SEMANA DE SILÊNCIO!!

Anônimo disse...

Não acusar alguém quando não se tem certeza é uma prudência ética. A imprensa não erra quando fala de "suspeitos" ou de "desconhecidos", esta parte está tudo bem. Mas concordo que ela não pode citar o policial como assassino sem ter a certeza disso. Infelizmente matérias como o título "PM é acusado de assassinato" vende muito mais do que matérias com a chamada "Indíce de criminalidade cai no país".
Só acho que se revoltar, não quer dar mais informações e achar que com isso a imprensa deixará de falar sobre a polícia é muito simplista.

Anônimo disse...

CONCORDO!
Por que não dar nome aos bois? e sempre incriminar a policia?
Por que é racismo falar dos inumeros crimes praticados por uma etnia e acusar uma instituição por todas as balas perdidas e emboscadas? por escrevem "supostos" ciganos quando tem certeza de que o são? e não consideram racismo dar~h
lhes o nome que eles abusam em colocar em suas publicidades em jornais, internet e muros das cidades? pra ganhar dinheiro desonestamente aceitam o denominação de cigano,mas na hora que são presos e acusados não o são e renegam a raça?
da licença, mas tbm concordo que seja pura covardia deix[a´los no anonimato.
Hipocrizia,vamos ser sinceros.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner