sexta-feira, 25 de abril de 2008

Aparências

A apresentação pessoal é o cartão de visitas do policial, ainda que não se chegue a conhecê-lo ou ter qualquer contato, prevalecerá a imagem mentalizada do aspecto em que ele se apresenta. Isto acaba por significar que o policial obeso, maltrapilho e descuidado denotará um aspecto de despreparo, desleixo e indolência. Em contrapartida, o policial bem uniformizado, em boa forma e zeloso indica sinais de capacitação, zelo e prestatividade. Há quem chegue a se assustar com a figura dos mais altos e fortes, que ostentam brevês e manicacas no uniforme, além de equipamento diferenciado, chegando a sugerir uma suposta intenção de arbitrariedade.
São determinismos estereotipados e precipitados, apesar de em muitos casos terem real fundamento por trás disso, não se pode caricaturá-lo de tal maneira, seja subestimando ou superestimando. Só a convivência contínua e observada vai permitir conhecer o verdadeiro caráter revestido por aquele invólucro, de tal modo que tanto pode surgir do franzino uma bravura desmedida, quanto do colossal uma covardia inesperada.
Que o dito aqui não seja compreendido como reverência ao descuido, jamais. É tão somente o pleito pelo acatamento de uma oportunidade para que o profissional demonstre o que realmente ele é, ainda que o que ele pareça ser signifique bastante.

Foto: Arestides Baptista/A Tarde

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner