quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dez

Cumprindo a missão paga pelo Abordagem Policial, tratarei brevemente em 10 tópicos sobre tema relacionado à segurança pública, mais especificamente aqui medidas razoáveis que não estão ao alcance dos policiais, mas poderiam trazer resultados eficientes.
1 - Proibir propaganda de álcool: o forte lobby das empresas dificulta a adoção da medida, que certamente teve eficácia no tocante ao cigarro, apesar deste não trazer conseqüências significativas à segurança, extremo contrário do álcool.
2 - Avaliar a legalização do comércio de certas drogas: seria uma medida de interesse para aumento de arrecadação de impostos, geração de empregos, controle de qualidade e sem dúvida enfraquecimento significativo do tráfico, mas até mesmo legislações internacionais impedem esta discussão.
3 - Melhorar a iluminação pública: coadunando com idéias da teoria das janelas quebradas, um ambiente mal-iluminado, sujo e descuidado favorece e até estimula a prática de crimes.
4 - Incentivar o civismo: uma população mais patriota pensaria duas vezes antes de buscar lesar de qualquer forma a nação, deixando de ser brasileiro para ser brasiliano.
5 - Aproximar a educação da segurança pública: inserir nos currículos escolares desde o primário matérias que tratem do código penal, fazer visitas a presídios, e outras formas de trazer o tema da segurança mais para perto.
6 - Controlar a imprensa: não censurando ou impedindo a liberdade, mas com fiscalização contínua para impedir excessivos erros ou danos indevidos.
7 - Reformar leis: há quem concorde que os códigos e a própria Constituição concedam liberdades e garantias até demais, favorecendo impunidade em muitos casos.
8 - Limitar o funcionamento de bares: é medida polêmica, muitas vezes tida como autoritária e discriminatória, mas caso as estatísticas demonstrem resultado significativo, há que se ponderar a vantagem.
9 - Reavaliar o alistamento militar: analisar que impactos positivos podem ser provocados no âmbito da segurança caso mais jovens fossem recrutados pelas Forças Armadas, ou até o contrário, se não estariam vazando informações e conhecimentos a quem não se deve.
10 - Efetuar mudanças nos presídios: o sistema carcerário em geral parece falido, na maioria dos ambientes há superlotação e grande descontrole, com conseqüências perigosas.
Ainda há diversas medidas que escapam da alçada de decisão dos policiais militares até mesmo do mais alto escalão, ainda que haja a possibilidade de incentivá-las em alguns casos. O que não se pode negar é necessidade de mais atitude do que discursos e explicações.
Cumpro minha parte na dinâmica porém fico devendo a continuidade em pagá-la a outro blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas ponderações... Tenho reservas a algumas, como em relação a um "controle" da imprensa, mas a maioria é viável e, importante ressaltar, pouco ou nenhum custo gera para a Administração Pública - o gasto maior é de debate.

Anônimo disse...

A questão da imprensa é principalmente focada ao prejuízo na carreira e na honra de quem não cometeu crime algum, bem como a divulgação pouco criteriosa de fatos que provoquem escândalo ou agitação na sociedade sem necessidade ou pertinência.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner