segunda-feira, 28 de abril de 2008

ROTAs

Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, este nome tem tradição no Brasil, principalmente em São Paulo. Trata-se de uma tropa especializada de fama conhecida, cujo nome costuma ser remetido a situações críticas. Muito já se foi trabalhado sobre o desempenho de ações repressivas deste grupamento durante a ditadura, o que motivou a edição de dois livros voltados diretamente ao assunto: ROTA 66 - A história da polícia que mata, cujo autor é o jornalista Caco Barcellos, e Matar ou morrer, do Capitão Conte Lopes, hoje deputado. São obras que vale a pena tomar conhecimento, sendo que a segunda foi trabalhada em boa parte como resposta à primeira, citando até passagens e páginas para apresentar nova versão. Aparentemente ambas se excedem na adjetivação dos feitos, cabendo ao leitor o equilíbrio comparativo para estabelecer sua visão sobre as ocorrências reproduzidas e a imagem da unidade no todo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí assunto de morte. Leitores de ambos os livros degladeiam-se em torno do que seria realmente a verdade. Detalhe que eu percebi no Diário de um PM e no meu email: a maioria dos debatedores só leu um dos livros. Eu tbm só li um, o matar ou morrer. E, como vc disse muito bem, exagera mto!

Anônimo disse...

Ola parabens pela idealizaçao do filme ja estava mais que na hora de concretizar este filme com a melhor policia da america latina e uma das melhores do mundo a ROTA o orgulho do estado de SAO PAULO e do BRASIL esperamos tambem ver muitas açoes reais e perseguiçoes com a ROTA mais uma vez parabens.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner