sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mais

Desde hoje pela manhã, está suspenso o estado de greve da PM, anúncio que felizmente não trouxe maiores conseqüências à sociedade quando anunciado. Ao que tudo indica, também na PC devem cessar as intenções de greve, mantendo as negociações com o governo.
Mas entra ano e sai ano, muda secretário de segurança pública, delegado chefe, entra em greve, sai de greve, e continua a constante onda de fuga nas delegacias, feito que já está se tornando cansativo divulgar aqui, dada a sua ocorrência quase que diária desde o ano passado. Agora foi em Conceição do Jacuípe, 10 dos 15 presos empreenderam fuga, jogando fora todo o árduo esforço de vários policiais. Não deve ser culpa dos agentes de polícia, que por sinal certamente não foram formados para trabalhar como carcereiros, agentes penitenciários. Nosso modelo de confinamento parece fracassado, praticamente todas as delegacias encontram-se superlotadas e pouco ou nada é feito para solucionar a questão; algumas idéias fracassam, como o caso dos contâiners. Uma solução pode ser extinguir esta repartição das novas delegacias que venham a ser instaladas ou aposentar nas atuais, de modo que no máximo se tenha uma pequena cela, para casos específicos e obrigatoriamente temporários, a exemplo do ocorrido nas centrais instaladas no carnaval. Havendo-se um outro local devidamente estruturado, compatível com a demanda, certamente as fugas seriam muito reduzidas, além de centralizar a vigilância com efetivo devidamente formado e destinado para tal, liberando grande quantidade de agentes a serem empregados no exercício das funções para as quais foram formados.
Foto: Johnny Marbelo

5 comentários:

Anônimo disse...

Como você já falou tudo que eu tinha para falar, só resta fazer uma pergunta com resposta obvia: A quem interessa a falência dos sitemas de segurança pública, a violência crescente, o pânico, a fobia do medo? Eu não tenho dúvida, que tudo que está acontecendo, é premetidado, intencional, já que deixa claro a negligência, irresponsabilidade, corrupção, e promiscuidade moral, dos politicos em si, e dos governantes, baianos. Estamos mesmo em uma queda vertiginosa e acelerada para o abismo.

Anônimo disse...

Matéria de hoje no Jornal Correio da Bahia "Ação da PM deixa moradores em pânico na Boca do Rio". Isso por que meia duzia de viaturas e o helicoptero do Graer fizeram incursoões no bairro no intuito de prender os assassinos do aposentado da Petrobrás. Não houve sequer um tiro disparado pela Policia. Acho que o tabloide da Paralela era melhor no tempo em que fazia parte do poder na nossa provincia. Querendo bancar a oposição, cumpre um papel leviano e elegeu a PMBA como bode expiatório preferencial.

Anônimo disse...

Tal tablóide parece querer seguir o exemplo daquele apresentador que, no inicio da década de 1990 foi demitido da TV Itapuã, amargou anos desempregado e na primeira boquinha que surgiu, passou a agredir a PM diariamente e a desferir tapas na mesa como método para obter audiência dos incautos. A PM é a maior celebridade do Brasil: vende revista, livros, jornal, música de HIp Hop, ingresso de cinema (Carandiru, Cidade de Deus, O Pai ò e Tropa de Elite que o digam) Com o fim da gorda publicidade oficial garantida, o periodico do espólio de sinhorzinho partiu para o método da leviandade para conseguir algo que nunca conseguiu: vender jornal. Gostaria que na corporação tivesse alguem que reagisse a tudo isso. Parafraseando aquele jingle " Tá faltando homem, doutor"

Anônimo disse...

Leitor anônimo, minha gratidão pela colaboração; primeiro a questão da Boca do Rio acaba de ser divulgada com breves opiniões aqui no blog, neste exato momento em que você fez o comentário.
E quanto à "celebridade" da PM no Brasil no ramo musical, cinema, jornalístico etc, está aí uma amplitude que não havia atentado ainda, pode ser motivo de postagem aqui em breve.
Obrigado!

Anônimo disse...

Naquele episodio do "estudante" morto pela ROTAMO na p�la porco, reporteres da TV Record pediu que moradores fechassem as ruas e queimassem pneus,apenas para ter o que mostrar e assim foi feito. pode perguntar aos policiais da 58� CIPM que estavam na ocorr�ncia.Esses neo-programas policialescos, que fingem valorizar a pol�cia (Boc�o e cong�neres) s�o armadilhas. Policial que se respeita jamais daria cartaz e concederia entravista a essa midia vulgar dessas plagas.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner