quarta-feira, 2 de abril de 2008

Suspense(a)

Destaca-se a suspensão por 72 horas da greve da Polícia Civil, decisão que acalma os ânimos; por parte da PM, há assembléia prevista para sexta-feira, por ora prevalece a normalidade. Houve mais um registro de fuga em delegacia, cinco escaparam em Barreiras. Mais um cidadão é morto com vários tiros ao reagir roubo, dessa vez o aposentado Renato Carlos Teixeira da Silva, 69 anos, pai de oficial do GRAER.
No quartel, perde-se a conta dos relatos de cada um sobre a quantidade de parentes, amigos, vizinhos e até desconhecidos que os questionaram, seja por telefone, e-mail, mensagem, scrap ou pessoalmente, sobre a real situação na PM, recorrendo a quem estava em serviço ou de folga como forma de controlar o suspense e ansiedade. É válido registrar que tudo isso deve-se ao pesadelo vivido em 2001, e atualmente há relatos informais de que vândalos estejam tentando tirar proveito da situação; boatos de arrastões surgem em alguns lugares, diz-se que estabelecimentos chegaram a fechar mais cedo, pessoas observam um aparente esvaziamento das ruas em certos horários. Não podia ser diferente, a verdade é que, se pára a SET, Correios, Polícia Federal, professores, transporte coletivos e tantas outras categorias, há um dano ao bom andamento da sociedade, mas se a PM parar, nada mais tem continuidade. É lamentável que esse reconhecimento só surja em momentos extremos de aflição, quando passa pela cabeça de alguns que, se avistassem da janela um roubo, arrombamento, estupro, nada poderiam fazer, o famigerado 190, que todo mundo sabe de cor, não iria ter quem atendesse do outro lado. Para os mais boçais, que se iludem em crer que nunca precisaram da polícia, esse é o momento de repensar.
Foto: Lúcio Távora/A Tarde

10 comentários:

Anônimo disse...

Continue nos informando Vitor. Vc é a fonte de credibilidade que temos para a acompanhar a situação por aí. Abraço

Anônimo disse...

Olha, se me permite uma sugestão, muitos policiais ainda não sabem como vai ficar o "salário" com o "aumento", então você poderia colocar no blog aquela tabela que saiu no jornal a tarde informando e comparando os valores de 2006 e 2007 com o "aumento" dado.

Anônimo disse...

...Mas o que posso adiantar da tabela:
SD PM R$ 1696,00
SGT PM 1857,00
TEN PM 3.725,00


Essas informações me foram passdas por telefone hoje, então eu as passo com resalva.

Abração.

Dom disse...

Caro Suez... aguardo seu posicionamento em relação ao post atual do Abordagem Policial, onde peço que exponha sua opinião em relação às atuais questões nas polícias baianas. De maneira "moderada" e "contida", como você diz preferir...

Danillo Ferreira
http://abordagempolicial.blogspot.com

Anônimo disse...

Danilo, sei que vocês são pessoas muito inteligentes e mais que isso, não estão de certa forma, alienados pelo sistema. Caso tenha ferido, de alguma forma, a susceptibilidade de "algum de vocês", me avise para a devida retratação correspondente, pois o objetivo nunca será o de dividir e sim, somar e multiplicar, ainda respeitar. Eu irei comentar sim, dentro de minhas limitações e falhas, que não são poucas, sobre o que penso a respeito das polícias, não como um técnico, pois não tenho essa formação, e sim como leigo e cidadão. Obrigado pela oportunidade Danilo.

Anônimo disse...

Retratação ao “www.abordagempolicial.blogspot.com”

Com sua anuência, passo a reproduzir o que foi postado por esse que vos escreve, em um blog correlato, que é de conhecimento de V.Sª “in verbis”:

“”Danilo, sei que vocês são pessoas muito inteligentes e mais que isso, não estão de certa forma, alienados pelo sistema. Caso tenha ferido, de alguma forma, a susceptibilidade de “algum de vocês”, me avise para a devida retratação correspondente, pois o objetivo nunca será o de dividir e sim, somar e multiplicar, ainda respeitar. Eu irei comentar sim, dentro de minhas limitações e falhas, que não são poucas, sobre o que penso a respeito das polícias, não como um técnico, pois não tenho essa formação, e sim como leigo e cidadão. Obrigado pela oportunidade Danilo.”"

Quanto aos “impróperios” referido por V.Sª, ditos por mim, por extensão ao que foi dito acima, é fruto de um “desgaste” ou talvez desânimo, pelas perspectivas vislumbradas por este ser imperfeito que vos fala, fruto da “sêde” de liders, de representantes, de indignação, de mudança, mero efeito colateral, de uma dor interior efusiva, e que de forma imprópria e infeliz, se externalizou. Quanto a dialética citada por V.Sª, entendo ser esse um dos caminhos escolhidos pelo carissimo, para encontrar a “verdade”, tão buscada. Caminho este que merece respeito, de todos e sobre tudo de mim, que equivocadamente, levianamente e infelizmente “embaracei”, mas sem motivação intencional, sem maldade, sem o fito de prejudicar, diminuir, atrapalhar, embaraçar, ainda que no nexo de causalidade, não pelo dolo e sim pela culpa, o tenha produzido.
Com a esperança de que V.Sª desculpe, esqueça, somatize, contabilize, sublime, o fato infeliz, dou por encerrado o episódio, tentando sempre manter a honra de retroagir para crescer, quando necessário. E contemplo o “Filósofo da Alma” Jesus quando sugeriu que “aquele que não tivesse pecados, atirasse a primeira pedra”.
Deixo para comentar sobre o quadro atual e a Polícia, em momento mais oportuno e adequado, ao tempo que agradeço a oportunidade.

Suez.

Anônimo disse...

Agradeço seu posicionamento no sentido de entender a nossa postura, que é a da valorização do conhecimento, da discussão. O Abordagem Policial está aberto a críticas, sugestões e a colaborações. Todos aqueles que entenderem o fator educação como meio para melhorar as polícias e a sociedade está dividindo das nossas idéias, e é bem-vindo. Aguardo seus comentários no blog, tanto quanto suas colaborações através de textos e sugestões de post. Nós, as polícias e a sociedade agradecem...

Anônimo disse...

Esse é o efeito da luz refratada por um prisma, tomando várias direções.
Agradeço mais uma vez a oportunidade.

Anônimo disse...

Em tempo (...)
Danilo, a retratação encontrá-se em todos os três blogs.
Abração.

Anônimo disse...

Obrigado por manterem em patamar elevado o nível das discussões, buscando de forma inteligente a compreensão.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner