terça-feira, 15 de abril de 2008

Apuração

Volta a haver manifestação contra ação policial em bairro carente, desta vez na Baixa do Soronha, e novamente contra a ROTAMO do BPChq. Como não estive presente, tampouco a quase totalidade de quem vier a ler isto, as idéias adiante expostas são fruto do divulgado pela imprensa local e de impressões gerais anteriores.
Trecho da Tribuna da Bahia: "Baixa do Soronha. Segunda-feira, 10 horas da manhã. Soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar invadem o local, de armas na mão, atirando para todos os lados. “Sai da frente que bala não tem olho”, gritava um deles para crianças apavoradas." Pelas razões já ditas, não posso negar o ocorrido, mas reluto, resisto e tenho dificuldades em acreditar que seja verdade a cena descrita, é muito pouco provável que uma guarnição atue assim. É pena nestes casos quase nunca ter uma câmera que tenha registrado fielmente o ocorrido e contestar os testemunhos anônimos.
Moradores queimaram pneus, madeira, interditaram via local por cerca de 5 horas. Há quem se convença, devido a esta reação, de que os 2 rapazes que vieram a óbito eram inocentes, o que é uma conclusão precipitada e possivelmente equivocada. É comum que o tráfico ganhe simpatia nas localidades onde se instala por favorecer os moradores, oferecendo produtos de roubo e cedendo ajuda em diversas circusntâncias. Ou seja, é grande o poder de persuasão dos traficantes, é fácil ordenar e perceber o cumprimento imediato da ordem para que a população se manifeste.
Desta vez os 2 indivíduos eram maiores de 18 anos, do contrário certamente o alarde seria maior, e iriam manter o repetitivo mau hábito de publicar fotos da infância, induzindo a uma aura de inocência e pureza que já não correspondem à maioria dos envolvidos nestas ocorrências.
O local onde ocorreu a alegada troca de tiros foi uma casa que se encontrava em reforma, talvez por isso parte de um muro tenha desabado durante um confronto, artifício que jornais utilizaram como forma de magnificar o relato, quase transformando os policiais militares em "monstros superpoderosos".
Por sinal, são constantes as manifestações contra o trabalho de PMs da RONDESP e ROTAMO, principais grupamentos combativos da cidade, que chegam em socorro às mais graves ocorrências e invariavelmente estarão mais expostos a riscos nos combates para o qual são arduamente treinados e instruídos, de modo que prevaleça a técnica, a legalidade e o profissionalismo destes homens contra o amadorismo insano de criminosos
Há ainda uma vasta gama de outros detalhes que poderiam ser trabalhados acerca das notícias, mas por ora dou-me por satisfeito por, pelo menos, questionar a veracidade do exposto. Os órgãos competentes irão apurar supostos excessos. Na delegacia, a versão dos policias como sempre difere do relatado por envolvidos, inclusive neste caso houve apresentação de armas e drogas apreendidas. Definitivamente, não há como dar credibilidade plena a uma situação em que não estivemos presentes, nem ao que nos é passado pelos meios de comunicação.

Foto: Margarida Neide/A Tarde

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner