quarta-feira, 30 de abril de 2008

FNSP

Crescem os rumores de debates acerca de possível convocação da Força Nacional de Segurança Pública para atuar em Salvador-BA, em decorrência dos elevados índices de crimes constatados ultimamente. Desde ontem jornais locais divulgam reportagens sobre a alta criminalidade em bairros como Imbuí, além de confrontos intensos entre polícia e bandidos, e ações ousadas no interior do estado. Sabe-se que a FNSP é bem treinada, qualificada e equipada, contando com policiais da elite de diversas corporações do país, além de dispor de armamentos, viaturas e acessórios em quantidade e qualidade satisfatórios. Parece ser a tropa ideal para cuidar de eventos como o PAN, mas o exemplo do Rio de Janeiro também demonstra que o sucesso não parece eficiente no combate ao crime nos morros, por exemplo. Então, será que as conseqüências positivas estão vinculadas ao que a Força é ou tão somente ao aumento de efetivo empregado no policiamento ostensivo? Tenho minhas dúvidas se, por mais técnicos que sejam, policiais militares de rincões distantes no país teriam know-how adequado para adentrar certas localidades da cidade. Parece plausível experimentar um incremento no emprego das tropas especializadas que desempenham bons serviços hoje (ROTAMO, RONDESP, GARRA, GÊMEOS, etc.), através de regime de horas extras ou outras compensações, bem como na parte da Polícia Civil, avaliando-se estatisticamente o resultado. Por muitas vezes a FNSP parece representar mais uma intervenção de polícia política do que operacional.

2 comentários:

Unknown disse...

acho q essa FNSP é uma vergonha!!! imensa vergonha!!!

igual ao meu, ao teu, ao contracheque dos policiais baianos.

igual ao tempo q um policial comum, aquele q nao integra um COE da vida (PC ou PM), passa sem disparar um tiro em um treinamento dado pelo Estado.

tão vergonhosa qt as viaturas do interior, fantasmas, ou qd tem caindo aos pedaços ou mendigando combustivel com um vereador, com um comerciante local.

kd? pq ao invés de trazer uma tropa com atuação pontual pra descascar abacaxi e fazer, na minha opinião, propraganda pra político, não se investe nas FESPs??? FORÇAS ESTADUAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA?

ESTADOS, DHs, ONGs q adotam bandidos, PODER JUDICIÁRIO: deixem as policias trabalharem certo q elas trabalharão certo. equipe-as, treine-as e remunere-as com afinco e dignidade.

nas condições atuais, preferia q o Gov. Federal investisse em uma Força Nacional de Educação, FN de Trabalho, Renda, Emprego... pra no futuro não precisar de uma FNSP.

de forma alguma desmereço o valor e competencia desses homens q estão na linha de frente da FNSP, q doam suas vidas por um ideal (pq acho q é mais do q trabalho, a atividade policial, seja ela qual for), mas com certeza eles estariam tb muito mais felizes em um contexto onde não precisassemos de uma intervenção dessa natureza.

saudações guerreiros.

Anônimo disse...

Como há varios membros da PMBA na força nacional não acho que seja necessario convocar a força nacional acredito que basta convocar os membros da PMBA que fazem parte FNSP e juntamente com eles bolar um plano de ação...

alias como a PMBA está aproveitando a experiencia dos seus homens que compões a FNSP?

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner