domingo, 15 de março de 2009

Bom

Quais qualidades tornam o PM um bom policial, digno de referência? Muitas são as virtudes idealizadas para compor o perfil do miliciando ideal, mas sem dúvidas uma das mais importantes é a disciplina. Disciplina não é baixar a cabeça e dizer "Sim, senhor" e "Não, senhor" para tudo, é algo bem mais amplo, que envolve a responsabilidade, o compromisso no cumprimento do dever, sem necessidade de ser cobrado a todo momento. Pouco serve uma capacitação excepcional, cursos no exterior, medalhas e méritos, se esse talento não vem acompanhado da boa disciplina. De que adianta um combatente bem preparado, mas altamente desobediente, que se recusa a obedecer as ordens a que está subordinado, esquivando-se do cumprimento de suas obrigações legais? Fazer bem o que lhe compete é um dos fatores mais importantes, é inútil, por exemplo, todo um preparo operacional diferenciado para comandante de guarnição que é ausente e desleixado durante seu serviço. Um oficial corregedor que costume atrasar todas as apurações por desídia e incúria, por mais prestígio ou boa reputação que tenha, está falhando na correspondência entre aquilo que se espera dele e o que tem sido percebido. Este é o desafio, focar as ações na missão que lhe é confiada, independente de ser uma faxina, operações especiais, confecção de boletim ou quarto de hora na guarda. Assim se faz um bom "soldado", em todos os graus hierárquicos.

7 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente com você!!!
Rosemberg

Anônimo disse...

E quais qualidades devem ser esternadas pelos Oficiais, as demonstradas pelos Coroneis PM Santana, Barbosa, Silva Ramos, Souza Filho, Ten Junior, Cel PM S.F.K.(estava sacando um cheque furtado da carteira de um tenente, deram um cala boca para o oficial subalterno, curso no Chile, para ficar quieto e assistência militar para o oficial superior), etc. etc. etc.
Faz-me rir meu amigo, somente na escrita, porque na verdade oficial não é amigo de praça, nos taxam da banda podre da corporação, mas graças a mídia, sabemos quem é a banda podre da corporação.

Anônimo disse...

Incompreensível a manifestação anônima acima. Não é coerente com a discussão proposta, e recorre ao mais que condenado expediente da luta de classes entre policiais militares, algo desestimulado ao extremo por aqui. Não é essa a função deste espaço, a postagem sequer tratou de postos e graduações de modo diferenciado, tampouco em qualquer momento foram defendidas ilegalidades cometidas por quem quer que fosse na página. O local continua sempre aberto a participações, mas é preciso ser comedido e racional na exasperação.

Anônimo disse...

Já passou da hora de desmilitarizar as PMs e os BMs,qum quer ser militar e seguir a carreira militar que estude e muito pra ser das FFAA e não com essa conversa besta de que são reserva e força auxiliar do EB.
MILITAR É MILITAR E POLÍCIA É POLÍCIA.

José Ricardo disse...

Fazer faxina? Como disse o Sr. Coronel Menezes, "Dá-me um nariz de palhaço, por favor!".

Anônimo disse...

Calma, José Ricardo. Também tenho minhas restrições ao desempenho desta atividade, sobretudo em se tratando de instalações sanitárias, pátios extensos, entre outros locais. Mas o que você propõe como solução? No quartel onde estou, a limpeza já é terceirizada nas áreas comuns, nos banheiros, entre outros espaços. Porém, é prudente colocar um funcionário para cuidar da higiene de uma sala de material bélico? Creio que não, e não me parece tão degradante ser incumbido da missão de conservar a limpeza do local. Assim podemos refletir melhor sobre o assunto, sem ironias simplistas.
E ao Anônimo que fala em desmilitarizar, realmente essa talvez seja uma tendência, já há discussões em estudo, contudo a mudança ainda não ocorreu e, no mais, as virtudes disciplinares discutidas são válidas para patrulheiros rodoviários, agentes federais, policiais civis e tantas outras categorias de paisanos.

Anônimo disse...

Victor, entende agora o que sempre quero dizer o que acontece na relação praça/oficial ?, muitos de nós imaginamos que vocês são treinados desde a academia para ter este tipo de comportamento, o de maltratar os praças.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner