terça-feira, 24 de março de 2009

Queixa

O jornal A Tarde voltou a tratar na segunda-feira sobre o assunto de capa no domingo, a problemática do treinamento e preparo na PMBA. Com base nas opiniões coletadas de "soldados anônimos" pelas ruas, a matéria tratou de condenar a capacitação continuada na corporação. Sim, existem problemas, contudo, diante o exposto, é preciso encarar certas realidades, como a parcial responsabilidade dos "alunos" pelo insucesso de certas instruções. Isso é dito com base na própria experiência do CFO, a realidade na Academia nos mostra que nem todos se interessam de fato pelas aulas, por mais importantes ou interessantes que sejam - muitas vezes estes relapsos são os primeiros a dispararem as críticas mais duras. Há ainda aqueles que se recusam a gastar meia hora de sua folga com o aprendizado, ou esperam tudo "de bandeija". De fato, parte da tropa, nos mais diversos escalões, não parece estar satisfeita com a instrução que deixou de receber, ou que ainda vai ser ministrada. Mas ao mesmo tempo pergunta-se: estão satisfeitos com a estrutura, armas, viaturas, salários, carreira, uniformes...? A Economia nos ensina que as necessidades são ilimitadas mas os recursos são escassos, limitados. Não devemos nos acomodar achando que o que se tem já é o bastante, igualmente não se deve cruzar os braços e deixar de fazer sua parte por falta de alguma parcela para alcançar o 100%.

6 comentários:

Flávio Henrique disse...

A culpa da precariedade na instrução dos policiais nem de longe é dos alunos.
Essas situações de desinteresse, quando ocorrem, são fatos isolados.

O investimento do Estado em estrutura, equipamentos e qualificação está longe do necessário e isso não pode ser compensado nem com o mais dedicado aluno.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Senhor Flávio Henrique. A estrutura das Unidades da PMBA, é das piores, em nosso BPB de Irecê, não existe estande de tiro, temos que improvisar numa roça cedida por um cidadão da cidade. Um certo dia, estavam realizando blitz, pegara-no com uma motocicleta com nota fiscal, ele entrou em contato e liberaram na hora, caso contrário as instruções de tiro do último núcleo de formação de soldados iria para o brejo. A principal culpa é dos Coroneis, pois não se impõe, só olham para os seus umbigos. Na última reunião do SINDPOC, os secretários Ruy Costa – (da Secretaria de Relações Institucionais – SERIN), Manoel Vitório (da SAEB), o Sindicato dos Policiais Civis, solicitou aumento de 85% em três anos, enfatizou que, e que os representanates do Governo enfatizaram que os maiores problemas enfrentados são os desperdícios de horas extras, transporte, diárias, DAS, DAI, pagamento com material permanente, de consumo, que se estes gastos fossem reduzidos, teríamos melhores condições de trabalho e salariais.

Anônimo disse...

SIMPLES COMO 2+2=4
BASTA TIRAR TODAS ESSAS VANTAGENS CITADAS ÀCIMA, DESSES SELETO GRUPO DE PRIVILEGIADOS. ENQUANTO TIVEREM "MAMANDO" NESSA TETA, NENHUM DESSES AIH VÃO SE PREOCUPAR OS BRIGAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO NOSSO. "QUE SE DANEM OS OUTROS, PENSAM ELES,NÓS ESTAMOS BEM. O RESTO QUE EXPLODAM".
E COM ESSE PENSAMENTO, VÃO SUGANDO OS COFRES E AFUNDANDO TODA A ESTRUTURA PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA.
TALVEZ(QUASE IMPOSSÍVEL), COM O APROFUNDAMENTO NAS INVESTIGAÇÕES QUE ENVOLVEM OS CORONÉIS, ALGUMA COISA MUDE PRA MELHOR. MAS COMO DISSE, DUVIDO MUITO.
E A COISA VAI CONTINUAR COMO ESTÁ OU TALVEZ ATÉ PIORE.

Anônimo disse...

Bom seria que houvesse reciclagem permanente de oficiais, principalmente dos superiores, que na maioria perderam a essência do que seria o serviço típico policial militar e pensam apenas nos benefícios de sua própria classe, a fins de se beneficiarem, enquanto os elementos de execução, que tem a necessidade de bons meios de trabalhos, bem como bons salários para dá melhor comodidade a família estão quase a arrastar a panela e os representantes estão de braços cruzados, regozijando dos benefícios. Resumindo, os combatentes estão sem alguém que lutem por eles.

clio disse...

Sabemos da ideológia do jornal à tarde acerca da pm,porém é preciso reconhecer a falta de preparo da tropa ordinária, muitos colegas tem que pagar dos próprios bolsos para se aperfeiçoar, outros ficam 25 anos para volta a sala de aula no cfsgt especial, não podemos fechar os olhos para realidade, existem pms que se recusa a pegar em uma pt.40 pois não sabe como ultilizar.

Anônimo disse...

NÃO ACEITO QUE CHAMEM OS ALUNOS DO CFO DE DESINTERESSADOS. UM SER HUMANO ADULTO QUE NÃO ENFRENTA ESFORSO FÍSICO OU MENTAL ECESSIVO PRECISA DORMIR 8 HORAS POR DIA COM QUALIDADE PARA MANTER A SAÚDE, E NEHUM AL OF TEM TEMPO PARA ISSO. ESTOU CERTO DE QUE OS CUIDADOS DEMASIADOS COM A FARDA, BARBA, FACHINA, DECORAR HINOS E MÚSICAS, CORRIDAS SEM LIMITES QUE CAUSAM PROBLEMAS ORTOPÉDICOS, TESTES DE VIVACIDADE (MEDIÇÃO DA IBECILIDADE DOS INSTRUTORES), ORDEM UNIDA, ALIADO A UM CA COMPLETANTE OPSTO À DIDÁTICA, LEVANDO OS ALUNOS A UMA FDIGA FÍSICA E MENTAL TERRÍVEL. NESTE CASO, O AL OF QUE SE DEDICA ÀS MATÉRIAS NÃO PASSA DE UM IDIOTA QUE SÓ SE PREOCUPA EM ANTIGUIDADE PARA UMA FUTURA PROMOÇÂO. O POLICIAL RÚSTOCO FOI ENTERRADO NA MESMA COVA QUE A DITADURA. HOJE O BOM POLICIAL É ASTUTO, TEM CONHECIMENTO TÁTICO E JURÍDICO, E O MAIS DIFÍCIL, SABE A HARMONIA ENTRE OS DOIS, SABE QUANDO E COMO FALAR, PRENDER, E USAR DA FORÇA.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner