quinta-feira, 5 de março de 2009

Revide

O fato ocorrido ontem envolvendo PFs no IAPI foi destaque nos jornais hoje, uma das vertentes de análise se deu através da crítica à eficiente e imediata resposta das polícias, já havia sido postado ontem aqui que foi uma situação pouco comum na nossa sociedade. Policiais, alguns jornalistas e setores da sociedade queixaram-se da providência diferenciada adotada diante do caso, diferentemente do que se vê quando morre um policial militar, por exemplo. Parte da eficiência se deu em virtude do apoio estabelecido pela coalizão, coisa que nem sempre ocorre quando da morte de PMs ou PCs da Bahia, às vezes as nossas polícias estaduais não se ajudam como deviam nesses momentos críticos, -ficando ainda completamente à parte a Polícia Federal, seja por questões constitucionais, doutrinárias ou, por que não especular, por orgulho. Aliás, destoava a inadequação das vestes dos mesmos, com sapatos e calças sociais que não facilitam o deslocamento, porém é compreensível, não se trata da rotina deles, acima de tudo fica a mobilização em busca de providências diante do que aconteceu. Respostas a atentados ocorridos contra policiais em serviço costumam ser mais rápidas e enérgicas, talvez pela gravidade e repercussão superior que o fato alcance, pela brevidade da comunicação do fato ou outras razões obscuras. Alguns cogitaram que a discrepância se deu pelo fato do secretário de segurança pública ser oriundo da PF, outros, como o "faz-tudo" Raimundo Varela, se preocuparam em levantar suspeitas sobre a ação policial e induzir à crença na inocência dos marginais que tombaram em troca de tiros ao resistir à prisão. Apesar dos distintos comportamentos, é preferível crer que a maioria sabe o que é melhor para si, e ter uma polícia respeitada é prioridade na consubstanciação da sociedade com a lei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto muito abordado por boa parte da sociedade nao poderia deixar de fazer parte do meio militar, pois surpreendeu-nos a agilidade do comprometimento em dar uma resposta aos delinquentes que fizeram com que um PF tombasse, sejamos francos e honestos, se houvesse uma mesma eficiência quando um PM ou PC viesse a tombar, certamente criaria um certo temor nos marginais e faria com que eles pensassem duas vezes antes de tentar contra a vida de policiais.

Anônimo disse...

Pois é, a PM anda ao lado da sociedade, mas os bandidos, opostos aos doi, precisam temê-la, não há como escapar dessa verdade. Para questões fortes, é preciso respostas fortes.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner